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dc.contributor.authorAntonio, Alexei David
dc.date.accessioned2016-06-02T19:16:41Z
dc.date.available2015-03-20
dc.date.available2016-06-02T19:16:41Z
dc.date.issued2015-02-23
dc.identifier.citationANTONIO, Alexei David. Comportamento de busca e uso da informação dos alunos do curso de pedagogia da UFSCar, nas modalidades a distância e presencial. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Multidisciplinar) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1143
dc.description.abstractThe social changes that have been taking place in recent decades and the rapid advance of information and communication technologies are changing the role of education in contemporary society, transforming the way people learn. The need for competencies related to the search for and use of information is a constant requirement in this new scenario, and professionals linked to education, along with libraries and information systems, have a key role in the formation of the population. The present research aimed to verify the behaviour of search and use of information by students on the pedagogy degree course, in the distance-learning and on-campus modes, at the Federal University of Sao Carlos, focusing on the impact of new technologies on this behaviour. A review of the literature on information search behaviour was carried out for the theoretical basis of the research, in order to determine parameters for data collection among the students. From the methodological point of view, the research is a case study of a descriptiveexploratory nature. The collection instrument used was a questionnaire applied in person in both surveyed groups. From the completed questionnaires, a statistical analysis was performed by descriptive variables; the intersection of these variables; and inferential analysis by the classification tree method. With the results of this survey, it was possible to obtain a diagnosis of search behaviour of these students, demonstrating that in both modalities, information and communication technologies influence this behavior and put the student in a position of greater autonomy in relation to traditional library collections.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRecuperação da informaçãopor
dc.subjectComportamento informacionalpor
dc.subjectBibliotecas universitáriaspor
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopor
dc.subjectEducação à distânciapor
dc.subjectInformation search behavioureng
dc.subjectInformational behavioureng
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectUniversity libraryeng
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.titleComportamento de busca e uso da informação dos alunos do curso de pedagogia da UFSCar, nas modalidades a distância e presencialpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gracioso, Luciana de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4898201916360294por
dc.description.resumoAs mudanças sociais que vem ocorrendo nas ultimas décadas e o rápido avanço das tecnologias de comunicação e informação vem modificando o papel da educação na sociedade contemporânea, transformando o modo de aprender das pessoas. A necessidade de competências ligadas a busca e uso da informação e exigência constante nesse novo cenário, e os profissionais ligados a educação, juntamente com as bibliotecas e sistemas de informação, tem um papel fundamental na formação da população. A presente pesquisa teve como objetivo geral verificar o comportamento de busca e uso da informação dos alunos do curso de licenciatura em pedagogia, nas modalidades a distancia e presencial, da Universidade Federal de São Carlos, enfocando o impacto das novas tecnologias sobre este comportamento. Como embasamento teórico, realizou-se uma revisão da literatura especifica sobre comportamento de busca, objetivando determinar parâmetros para a coleta de dados junto aos alunos pesquisados. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caráter descritivo-exploratório, a partir de um estudo de caso. O instrumento de coleta usado foi o questionário, aplicado presencialmente em ambos os grupos pesquisados. A partir dos questionários respondidos, foi realizada uma analise estatistica descritiva, por variáveis; o cruzamento dessas variáveis; e uma analise inferencial através do método de Classificação por Arvore. Com os resultados desta pesquisa, foi possivel obter um diagnostico do comportamento de busca desses alunos, evidenciando que, em ambas as modalidades, as tecnologias de informação e comunicação influenciam este comportamento e colocam o aluno em uma posição de maior autonomia em relação aos acervos tradicionais das bibliotecas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8226039838273760por


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