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dc.contributor.authorNovaes, Paulo Henrique
dc.date.accessioned2019-07-05T12:08:13Z
dc.date.available2019-07-05T12:08:13Z
dc.date.issued2019-05-30
dc.identifier.citationNOVAES, Paulo Henrique. Avaliação da gestão de projetos de inovação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11476.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11476
dc.description.abstractThis dissertation addresses the results of research focused on innovation projects managed by a scientific technological institution (ICT) in the context of program and project management. The theoretical framework is based on the PMBOK guide (6th ed.), The Standard for Program Management (SPM), both developed by the Project Management Institute (PMI) and the Model Practical NCTP "Diamond" (Shenhar et al., 2005). Among the various public ICTs that promote innovation, the Federal Institutes of Education, Science and Technology emerge in a regional environment. The objective of the research was to evaluate the management of the program and its innovation projects to improve the performance of IFSULDEMINAS in fulfilling its strategic mission to promote innovation in its territorial environment. Research is defined as predominantly qualitative, exploratory-descriptive, delineated as a single case study. The analysis of the public and private documents allowed to describe the profile of the innovation projects and to compare the management of the Institutional Program of Incentive to the Development of Technological Innovation (PIIDIT) with the PMI-SPM standard. The data collected by questionnaire allowed to evaluate the final maturity (AFM), adherence to the levels and dimensions of maturity of the project managers and the management of PIIDIT, according to model Prado-MMGP Sector. Regarding the comparison between PIIDIT management and PMI-SPM program management standard, the results demonstrated that quality and risk program activities, such as program activity management plans, need to be created and executed. In addition, it demonstrated that the lack of a specific computer program and a project management office or a human resources adequacy in the NTI/IFSULDEMINAS, become critical points for future pretensions. The profile of the innovation projects completed in PIIDIT points out congruent characteristics related to innovative projects, in addition the data obtained through the AFM, adherence to the levels and dimensions of maturity allowed to conclude that both innovation project managers and management of PIIDIT are at level 2 (known) of maturity, but with a maturity level to other brazilian references and with the potential to evolve from a growth plan in maturity in management.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectGerenciamento de programas e projetospor
dc.subjectProjetos de inovaçãopor
dc.subjectMaturidade em gerenciamento de projetospor
dc.subjectProgram and project managementeng
dc.subjectInnovation projectseng
dc.subjectMaturity in project managementeng
dc.titleAvaliação da gestão de projetos de inovação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINASpor
dc.title.alternativeEvaluation of the management of innovation projects at the Federal Education, Science and Technology of the South of Minas Gerais - IFSULDEMINASeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Fonseca, Sérgio Azevedo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2879240108726907por
dc.description.resumoEsta dissertação aborda os resultados de uma pesquisa focada em projetos de inovação gerenciados por uma instituição científica tecnológica (ICT), no contexto da gestão de programas e projetos. O referencial teórico ampara-se na literatura de gestão de programas e projetos, com destaque para o guia PMBOK (6ª ed.), o padrão The Standard for Program Management (SPM), ambos elaborados pela Project Management Institute (PMI) e o Modelo Prático NCTP “Diamond” (Shenhar et al., 2005). Dentre as várias ICTs públicas que promovem a inovação, despontam-se num ambiente de atuação regional os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A pesquisa teve como objetivo avaliar a gestão de programa e projetos de inovação para aprimorar o desempenho do IFSULDEMINAS no cumprimento de sua missão estratégica de promover a inovação em seu entorno territorial. Define-se a pesquisa como predominantemente qualitativa, exploratória-descritiva, delineada como estudo de caso único. As análises dos documentos públicos e privados permitiram descrever o perfil dos projetos de inovação e comparar o gerenciamento do Programa Institucional de Incentivo ao Desenvolvimento de Inovação Tecnológica (PIIDIT) com o padrão PMI-SPM. Os dados coletados por questionário permitiram avaliar a maturidade final (AFM), aderência aos níveis e às dimensões de maturidade dos gerentes de projetos e da gerência do PIIDIT, segundo modelo Prado-MMGP Setor. Em relação à comparação entre o gerenciamento do PIIDIT e o padrão gerenciamento de programa da PMI-SPM, os resultados demonstraram que as atividades de programa qualidade e risco, como os planos de gerenciamento das atividades de programa, precisam ser criados e executados. Ademais, demonstrou que a falta de um programa computacional específico e de um escritório de gerenciamento de projetos ou uma adequação dos recursos humanos no NTI/IFSULDEMINAS, tornam-se pontos críticos para futuras pretensões. O perfil dos projetos de inovação concluídos no PIIDIT aponta características congruentes e relacionadas à projetos de cunho inovativo, ademais os dados obtidos através da AFM, das aderências aos níveis e às dimensões de maturidade permitiram concluir que tanto os gerentes de projetos de inovação como a gerência do PIIDIT apresentam-se no nível 2 (conhecido) de maturidade, mas com uma maturidade nivelada a outras referências brasileiras e com um potencial para evoluir a partir de um plano de crescimento em maturidade em gerenciamento.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::PLANEJAMENTO EM CIENCIA E TECNOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7092604290264977por


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