Show simple item record

dc.contributor.authorCarandina, Marina Pereira
dc.date.accessioned2019-08-07T16:58:23Z
dc.date.available2019-08-07T16:58:23Z
dc.date.issued2019-03-26
dc.identifier.citationCARANDINA, Marina Pereira. Elaboração de tarefas comunicativas por professores em formação: aprofundando compreensões, refletindo sobre o processo. 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11634.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11634
dc.description.abstractThis qualitative research, aims to investigate how teachers in initial and continuing education materialize the principles of Task Based Teaching after designing activities at the end of a course about it. We also sought to understand if the activities can be defined as tasks, and which were the conceptions of teachers about the TBT. We have as a theoretical support the principles that define tasks (PRAHBU, 1987; SKEHAN, 1996; WILLIS, 1996; XAVIER, 1999; ELLIS, 2003; BARBIRATO, 2005) and studies on teacher education and reflective practice (SCHÖN, 1983; CELANI, 2001; VIEIRA ABRAHÃO, 2010; NÓVOA, 2009; KFOURI-KANEOYA, 2009). A questionnaire, an interview and recordings of the lessons of the extension course were used as data collections. The teacher's productions were also used as a source of analysis. The results showed that teachers, both in initial and continuing training, were able to fulfill the objective of elaborating a task in accordance to its principles previously defined. In addition, it was possible to investigate that the teachers' conceptions about the TBT were summed up in defining task based on an interactionist perspective. The data also showed that theory study associate with opportunity of practice and teacher's reflection could bring positive results to an initial and continuing education of language teachers.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rights.uriAcesso abertopor
dc.subjectPlanejamento baseado em tarefaspor
dc.subjectElaboração de tarefaspor
dc.subjectFormação de professores de línguaspor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectTask-based teachingeng
dc.subjectTask developmenteng
dc.subjectLanguage teacher educationeng
dc.subjectInitial teacher's educationeng
dc.subjectContinuing teacher's educationeng
dc.titleElaboração de tarefas comunicativas por professores em formação: aprofundando compreensões, refletindo sobre o processopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Barbirato, Rita de Cassia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6962819573963727por
dc.description.resumoEsta pesquisa, qualitativa, tem por objetivo analisar como professores em formação inicial e continuada materializam os princípios teóricos de um Planejamento Baseado em Tarefas (PBT), após participarem em curso de extensão sobre o planejamento. Buscamos também compreender se as atividades elaboradas por esses professores ao final do curso podem ser consideradas tarefas, juntamente as suas concepções a respeito do PBT após a participação no referido curso. Como suporte teórico, apoiamo-nos em princípios teóricos definidores de tarefa (PRAHBU, 1987; NUNAN, 1989, SKEHAN, 1996; WILLIS, 1996; XAVIER, 1999; ELLIS, 2003; BARBIRATO, 2005), e nos estudos sobre formação de professores e prática reflexiva (SCHÖN, 1983; CELANI, 2001; VIEIRA ABRAHÃO, 2010; NÓVOA, 2009; KFOURI-KANEOYA, 2009). Para a coleta de dados, utilizamos um questionário, uma entrevista e gravações das aulas do curso de extensão. As atividades produzidas pelos professores em formação também foram utilizadas como fonte de análise. Os resultados demonstraram que os professores, tanto em formação inicial quanto continuada, conseguiram cumprir com o objetivo de elaborar uma tarefa de acordo com os princípios que as define. Além disso, foi possível também investigar as concepções dos professores FI e FC sobre o PBT e constatar que elas se resumem em definir tarefa a partir de uma perspectiva interacionista. Os dados ainda mostraram que uma proposta como a desta pesquisa, de estudo de teoria aliado a oportunidade de prática (elaboração de tarefas) e possibilidade de reflexão, pode trazer ganhos positivos para a formação inicial e continuada de professores de línguas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8738337488681332por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record