Show simple item record

dc.contributor.authorRondon, Roberto
dc.date.accessioned2019-08-30T18:07:15Z
dc.date.available2019-08-30T18:07:15Z
dc.date.issued2006-12-12
dc.identifier.citationRONDON, Roberto. Trabalho e Universidade: um estudo sobre a (de)formação no ensino superior brasileiro. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11761.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11761
dc.description.abstractIn the present study, we sought to establish a critical analysis of the centrality of work as a forming principle in Brazilian higher education. With this intention, we introduced a discussion over the concept of work through the ages until the emergence of the capitalist society, which brought the idea of regarding it as a forming principle of our own subjectivity and of our way of being in the world. Beside this, we outlined a reflection about the path of higher education, highlighting the historical transformations that have led to the creation of modern University, which in turns represents the origin of the models developed in Brazil, where such institutions emerged late. With basis on such reflection, we discussed some aspects of higher education in Brazil. We tried to rescue its roots, development and main characteristics, evaluating the extent of its past – and present – contribution to the reproduction of the insane way of life modern society has adopted, tied to the one-dimensional logics of work, which became deeper between the late 1970s and the beginning of the XXI century.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/por
dc.subjectEducação - Ensino Superior - Trabalhopor
dc.subjectEducacion - Enseñanza Superior - Trabajospn
dc.titleTrabalho e Universidade: um estudo sobre a (de)formação no ensino superior brasileiropor
dc.title.alternativeTrabajo y Universidad: un estudio acerca de la (de)formación en la enseñanza superior brasileñaspn
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Zuin, Antônio Álvaro Soares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5543562307373287por
dc.description.resumoNesse estudo, procuramos estabelecer uma análise crítica da centralidade do trabalho como princípio formador no ensino superior brasileiro. Para tanto, buscamos apresentar uma discussão sobre as transformações do conceito de trabalho através dos tempos até o desenvolvimento da sociedade capitalista, que desenvolveu a ideia de trabalho como princípio formador de nossa própria subjetividade e modo de ser no mundo. Da mesma forma, esboçamos uma reflexão sobre a trajetória do ensino superior, apontando as transformações históricas que levaram ao desenvolvimento da Universidade moderna, que dá origem aos modelos desenvolvidos no Brasil, onde tivemos um aparecimento tardio dessas instituições. Partindo dessas reflexões, discutimos alguns aspectos do ensino superior brasileiro, buscando recuperar suas origens, seu desenvolvimento e suas principais características, verificando o quanto ele colaborou - e colabora - na reprodução desse ensandecido modo de viver que a sociedade moderna adotou, vinculado à lógica unidimensional do trabalho, fato que se aprofunda a partir da década de 1970 até os primeiros anos do século XXI.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.ufscar.embargoOnlinepor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6347953094483795por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil