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dc.contributor.authorPrado, Ana Carolina Oliveira
dc.date.accessioned2019-09-13T18:47:54Z
dc.date.available2019-09-13T18:47:54Z
dc.date.issued2019-07-02
dc.identifier.citationPRADO, Ana Carolina Oliveira. Eficiência e eficácia da filosofia "Visão Zero" na segurança de trânsito. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11837.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11837
dc.description.abstractRoad accidents have increased and generated many material and human losses, especially in developing countries. Traffic accidents can occur in many ways and many factors are involved in these occurrences, from human failures, engineering and the environment itself. The consequences of these failures have killed more than 1.2 million people annually and the forecast is not optimistic, these figures are expected to reach almost 1.9 million by 2020, in addition to the many injured, and the most worrying is to be the main cause of death among young people aged 15 to 29 years. In order to find solutions to the problems of accidentality, many countries have taken measures that are reducing the occurrence of accidents, among them Sweden, which developed an important concept, Zero Vision (VZ), with the aim of reviewing its traffic accidents and how to treat them, this new perception of accidents has an important differential, considers a range of road safety officers, not only road users, but also assumes that the human being makes mistakes and that these errors should not be punished with death. The aim of the present research was to survey the results obtained by Sweden with the creation of the VZ philosophy, as well as the other countries that adopted this philosophy to reduce accidents. From the VZ state of the art, a survey was made with experts from the area of road safety and engineering, from which it was observed that it is possible to adopt VZ in Brazil, despite the difficulties that may arise due to cultural problems that affect the effective application of elements necessary for the application of this philosophy, such as Commitment, as well as the strategy for creating and enforcing security policies.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/por
dc.subjectAcidentalidade viáriapor
dc.subjectVisão zeropor
dc.subjectEstado da artepor
dc.subjectPesquisa com especialistaspor
dc.subjectRoad accidentseng
dc.subjectVision zeroeng
dc.subjectState of the arteng
dc.subjectResearch with specialistseng
dc.titleEficiência e eficácia da filosofia "Visão Zero" na segurança de trânsitopor
dc.title.alternativeEfficiency and effectiveness of the "Vizion Zero" philosophy in traffic safety.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Raia Junior, Archimedes Azevedo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6413793013018019por
dc.description.resumoA acidentalidade viária tem aumentado e gerado muitas perdas materiais e humanas, principalmente em países em desenvolvimento. Os acidentes de trânsito podem ocorrer de diversas maneiras e muitos fatores estão envolvidos nessas ocorrências, desde falhas humanas, engenharia e o próprio meio ambiente. As consequências dessas falhas têm matado mais de 1,2 milhão de pessoas anualmente e a previsão não é otimista; esses números devem chegar aos quase 1,9 milhão até 2020, além dos inúmeros feridos, e o mais preocupante é ser a principal causa de morte entre os jovens na faixa etária de 15 a 29 anos. A fim de encontrar soluções para os problemas da acidentalidade, muitos países têm tomado medidas que vêm reduzindo a ocorrência de acidentes, entre eles a Suécia, que desenvolveu um conceito importante, a Visão Zero (VZ), com o intuito de rever sua forma de perceber os acidentes de trânsito e de que forma trata-los, essa nova percepção dos acidentes tem um diferencial importante, considera uma gama de responsáveis pela segurança viária, não apenas os usuários da via. Além disso assume que o ser humano comete erros e que esses erros não devem ser punidos com a morte. O presente trabalho teve como finalidade realizar o levantamento dos resultados obtidos pela Suécia com a criação da filosofia VZ, bem como os demais países que adotaram essa filosofia para a redução dos acidentes. A partir da obtenção do estado da arte da VZ foi feita uma pesquisa com especialistas da área de engenharia e segurança viária, a partir da qual, observou-se que é possível a adoção da VZ no Brasil, apesar das dificuldades que podem surgir devido a problemas culturais que afetam a efetiva aplicação de elementos necessários para aplicação dessa filosofia, como por exemplo o Comprometimento, além de dificuldades relacionadas à criação e aplicação de políticas voltadas à segurança.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5452022567692508por


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