dc.contributor.author | Scomparin, Paulo Roberto | |
dc.date.accessioned | 2019-10-15T18:39:47Z | eng |
dc.date.available | 2019-10-15T18:39:47Z | eng |
dc.date.issued | 2019-09-09 | eng |
dc.identifier.citation | SCOMPARIN, Paulo Roberto. O ensino das leis de Newton por meio de resolução de problema envolvendo atividades experimentais em um ambiente com diferentes interações sociais. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11932. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11932 | por |
dc.description.abstract | The purpose of this research is to stimulate the involvement, engagement and autonomy of
students through interactions and exchange of experiences at various levels of socialization:
groups, between groups, teacher groups and class groups, with the intention of bringing
students in carrying out the proposed activities making physics teaching more attractive
it's interesting. The survey was conducted with first year high school students,
in a public school in the state of São Paulo. Of a qualitative nature, it involved research
in which we report the results of the development of experimental activities
involving Newton's three laws: Inertia, Fundamental Principle of Dynamics and Action and
Reaction, considered essential and basic concepts for the introduction to the learning of
Physical. We proposed a problematic text of dummy origin called "Accident in
In this, the students investigate the death of the researcher, Dr. Caio Torres, while
made the disposal of lunar rocks. The activity is divided into 3 main steps. After
reading the introductory text, each group of students performs experiments that simulate
aspects of the accident, organized by a roadmap. In the next step, called intergroups, there is the exchange of information between groups that performed different experiments.
In the final stage, the groups return to their original formations and formulate their conclusions.
presenting a solution to the proposed problem. Through reports written by the
students and field notes, we observed as a result that most demonstrated
interest in carrying out the activity, getting involved in the proposed dynamics and showing
engagement in interactions. We also observed signs of appropriation of the concepts
basic mechanics. We note that the most challenging aspects of the proposal, which
partly influenced the achievement of better results, were the manifestations of
disaffected among some pairs. | eng |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject | Atividades experimentais | por |
dc.subject | Solução de problemas | por |
dc.subject | Interação social | por |
dc.subject | Leis de Newton | por |
dc.subject | Physics teaching | eng |
dc.subject | Experimental activities | eng |
dc.subject | Problems solving | eng |
dc.subject | Social interaction | eng |
dc.subject | Newton's laws | eng |
dc.title | O ensino das leis de Newton por meio de resolução de problema envolvendo atividades experimentais em um ambiente com diferentes interações sociais | por |
dc.title.alternative | The teaching of Newton's laws through resolution of problem involving experimental activities in a environment with different social interactions | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho Neto, João Teles de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8622059450756991 | por |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa é estimular o envolvimento, engajamento e autonomia dos
estudantes por meio de interações e trocas de experiências em vários níveis de socialização:
em grupos, entre grupos, grupos-professor e grupos-classe, intencionando aproximar os
estudantes na realização das atividades propostas tornando o ensino de Física mais atrativo
e interessante. A pesquisa foi realizada junto aos estudantes do primeiro ano do ensino médio,
em uma escola pública do estado de São Paulo. De natureza qualitativa, envolveu pesquisa
de campo na qual relatamos os resultados do desenvolvimento de atividades experimentais
envolvendo as três leis de Newton: Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Ação e
Reação, considerados conceitos essenciais e básicos para a introdução ao aprendizado de
Física. Propusemos um texto problematizador de origem fictícia denominada "Acidente na
Lua". Neste, os estudantes investigam a morte do pesquisador, Dr. Caio Torres, enquanto
fazia o descarte de rochas lunares. A atividade é dividida em 3 etapas principais. Após a
leitura do texto introdutório, cada grupo de estudantes realiza experimentos que simulam
aspectos do acidente, organizados por um roteiro. Na etapa seguinte, denominada intergrupos, há a troca de informações entre grupos que realizaram experimentos diferentes.
Na etapa final, os grupos voltam às suas formações originais e formulam suas conclusões
apresentando uma solução para o problema proposto. Por meio de relatos escritos pelos
estudantes e notas de campo, observamos como resultado que a maioria demonstrou
interesse na efetivação da atividade, envolvendo-se nas dinâmicas propostas e mostrando
engajamento nas interações. Também observamos indícios de apropriação dos conceitos
básicos da mecânica. Constatamos que os aspectos mais desafiadores da proposta, que
influenciaram em parte a obtenção de melhores resultados, foram as manifestações de
desafetos entre alguns pares. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Ar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0833670954987414 | por |