Show simple item record

dc.contributor.authorScomparin, Paulo Roberto
dc.date.accessioned2019-10-15T18:39:47Zeng
dc.date.available2019-10-15T18:39:47Zeng
dc.date.issued2019-09-09eng
dc.identifier.citationSCOMPARIN, Paulo Roberto. O ensino das leis de Newton por meio de resolução de problema envolvendo atividades experimentais em um ambiente com diferentes interações sociais. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11932.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11932por
dc.description.abstractThe purpose of this research is to stimulate the involvement, engagement and autonomy of students through interactions and exchange of experiences at various levels of socialization: groups, between groups, teacher groups and class groups, with the intention of bringing students in carrying out the proposed activities making physics teaching more attractive it's interesting. The survey was conducted with first year high school students, in a public school in the state of São Paulo. Of a qualitative nature, it involved research in which we report the results of the development of experimental activities involving Newton's three laws: Inertia, Fundamental Principle of Dynamics and Action and Reaction, considered essential and basic concepts for the introduction to the learning of Physical. We proposed a problematic text of dummy origin called "Accident in In this, the students investigate the death of the researcher, Dr. Caio Torres, while made the disposal of lunar rocks. The activity is divided into 3 main steps. After reading the introductory text, each group of students performs experiments that simulate aspects of the accident, organized by a roadmap. In the next step, called intergroups, there is the exchange of information between groups that performed different experiments. In the final stage, the groups return to their original formations and formulate their conclusions. presenting a solution to the proposed problem. Through reports written by the students and field notes, we observed as a result that most demonstrated interest in carrying out the activity, getting involved in the proposed dynamics and showing engagement in interactions. We also observed signs of appropriation of the concepts basic mechanics. We note that the most challenging aspects of the proposal, which partly influenced the achievement of better results, were the manifestations of disaffected among some pairs.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/por
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectAtividades experimentaispor
dc.subjectSolução de problemaspor
dc.subjectInteração socialpor
dc.subjectLeis de Newtonpor
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectExperimental activitieseng
dc.subjectProblems solvingeng
dc.subjectSocial interactioneng
dc.subjectNewton's lawseng
dc.titleO ensino das leis de Newton por meio de resolução de problema envolvendo atividades experimentais em um ambiente com diferentes interações sociaispor
dc.title.alternativeThe teaching of Newton's laws through resolution of problem involving experimental activities in a environment with different social interactionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carvalho Neto, João Teles de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8622059450756991por
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é estimular o envolvimento, engajamento e autonomia dos estudantes por meio de interações e trocas de experiências em vários níveis de socialização: em grupos, entre grupos, grupos-professor e grupos-classe, intencionando aproximar os estudantes na realização das atividades propostas tornando o ensino de Física mais atrativo e interessante. A pesquisa foi realizada junto aos estudantes do primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública do estado de São Paulo. De natureza qualitativa, envolveu pesquisa de campo na qual relatamos os resultados do desenvolvimento de atividades experimentais envolvendo as três leis de Newton: Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Ação e Reação, considerados conceitos essenciais e básicos para a introdução ao aprendizado de Física. Propusemos um texto problematizador de origem fictícia denominada "Acidente na Lua". Neste, os estudantes investigam a morte do pesquisador, Dr. Caio Torres, enquanto fazia o descarte de rochas lunares. A atividade é dividida em 3 etapas principais. Após a leitura do texto introdutório, cada grupo de estudantes realiza experimentos que simulam aspectos do acidente, organizados por um roteiro. Na etapa seguinte, denominada intergrupos, há a troca de informações entre grupos que realizaram experimentos diferentes. Na etapa final, os grupos voltam às suas formações originais e formulam suas conclusões apresentando uma solução para o problema proposto. Por meio de relatos escritos pelos estudantes e notas de campo, observamos como resultado que a maioria demonstrou interesse na efetivação da atividade, envolvendo-se nas dinâmicas propostas e mostrando engajamento nas interações. Também observamos indícios de apropriação dos conceitos básicos da mecânica. Constatamos que os aspectos mais desafiadores da proposta, que influenciaram em parte a obtenção de melhores resultados, foram as manifestações de desafetos entre alguns pares.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0833670954987414por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil