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dc.contributor.authorMadureira, Cristiane Aparecida
dc.date.accessioned2019-10-21T13:21:50Z
dc.date.available2019-10-21T13:21:50Z
dc.date.issued2019-08-20
dc.identifier.citationMADUREIRA, Cristiane Aparecida. O ato de ensinar Ciências: limites e possibilidades da prática pedagógica em sua relação com as diferentes concepções de práxis. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11960.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11960
dc.description.abstractThe present study had as object of study the teaching of Nature Science teachers from São Paulo state public school, located in the Sorocaba Teaching Board, within the limits and possibilities of the pedagogical practice in its relation with different praxiological nuances. It aimed to investigate the praxis developed by these teachers, articulating them in the Marxist praxic dimensions. The theoretical framework permeated three authors who conceptualized praxis in Marx's concept: Vázquez who conceptualized praxis as conscious and oriented human activity; Lefebvre who brings to praxis the refinement of his subjectivities in reproductive, mimetic and transformative dimensions, and Freire, who understands the educational process as transformative, inherent in an authentic praxis. The data obtained were verified through a qualitative approach, in a group of 10 participating teachers. In this sample universe, structured interviews and classroom observation were conducted. For data capture and analysis of results, the following praxiological structures (subject, context, process) were defined as beacon parameters, which within the research methodological dynamics emerged and revealed the proximity of the praxis dimensions of the sample group. In the end, the research brings denunciation and announcement, in Freire. Denunciation of the empirical epistemic focus that limits the teacher in the dialectic of his praxis. Announcement, by overcoming methodical scientific teaching, by a praxiological epistemic scientific teaching, within the framework of an authentic educational practice. Hence the need to implement transformative praxiological processes in the permanent formation of teachers, through the establishment of partnerships with educational public agencies.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciências da Natureza, Paulo Freire, Práxis transformadorapor
dc.subjectEnsino de Ciências da Natureza, Paulo Freire, Práxis transformadorapor
dc.titleO ato de ensinar Ciências: limites e possibilidades da prática pedagógica em sua relação com as diferentes concepções de práxispor
dc.title.alternativeThe act of teaching Sciences: limits and possibilities of pedagogical practice in its relationship with different conceptions of praxispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Torres, Juliana Rezende
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3083345943491817por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Antônio Fernando Gouvêa da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9621931288117213por
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por objeto de estudo o ato de ensinar dos docentes de Ciências da Natureza da rede pública estadual paulista, locados na Diretoria de Ensino de Sorocaba, dentro dos limites e possibilidades da prática pedagógica em sua relação com diferentes nuances praxiológicas. Objetivou investigar a práxis desenvolvida por estes docentes, articulando-as nas dimensões práxicas marxistas. O referencial teórico permeou três autores que conceituaram a práxis com proximidades no conceito em Marx: Vázquez que conceituou a práxis como atividade humana consciente e orientada; Lefebvre que traz para a práxis o refinamento de suas subjetividades em dimensões reprodutora, mimética e transformadora, e Freire, que entende o processo educativo como transformador, inerente de uma práxis autêntica. Os dados obtidos foram averiguados no âmbito de uma abordagem qualitativa, em um grupo de 10 professores participantes. À este universo participativo foram realizadas entrevistas estruturadas e observação dirigida em sala de aula. Para a emersão dos dados e análise dos resultados, foram definidos como parâmetros balizadores as estruturas práxiológicas (sujeito, contexto, processo), que dentro da dinâmica metodológica da pesquisa emergiram e revelaram as proximidades das dimensões da práxis presentes no grupo participante. Ao final, a pesquisa traz denúncia e anúncio, em Freire. Denúncia, do foco epistêmico empírico que limita o docente na dialética de sua práxis. Anúncio, pela superação do ensino científico metódico, por um ensino científico de caráter epistêmico praxiológico, no âmbito de uma prática educativa autêntica. Daí a necessidade de implementação de processos de caráter praxiológico transformador na formação permanente de professores, via estabelecimento de parcerias com órgãos públicos educacionais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0188214870384567por


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