Mostrar el registro sencillo del ítem
O Estágio supervisionado como espaço de reflexão na formação inicial de professores: uma análise a partir de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
dc.contributor.author | Correia, Emike Luzia Pereira | |
dc.date.accessioned | 2019-11-28T13:03:36Z | |
dc.date.available | 2019-11-28T13:03:36Z | |
dc.date.issued | 2019-03-10 | |
dc.identifier.citation | CORREIA, Emike Luzia Pereira. O Estágio supervisionado como espaço de reflexão na formação inicial de professores: uma análise a partir de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12078. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12078 | |
dc.description.abstract | The main objective of this work was to understand the reflexive formation of a group of graduates in the context of an Discipline of internship, seeking to identify the contents and central themes brought in their reflections. To achieve the proposed objective, we conducted a qualitative research, allied to the case study methodology, using the participant observation technique and document analysis of various materials produced within the discipline, which were: memorial narrative, reflective diary, replanning, questionnaire and discipline assessment. Thus, we understand that during the internship period, undergraduates became involved in reflective processes, overcoming superficial views and moving towards in-depth and critical understandings of some aspects of teaching practice. By analyzing the reflections brought by the undergraduates, we identified some methodological strategies that stood out as potential for the reflective development, such as: memorial narrative, reflective diary, moments of exchanges and discussions in the internship classes at the university and the dynamics of replanning. The results presented here reinforce the importance that teacher training courses provide spaces for graduates to reflect on their experiences and the teaching profession, surpassing uncritical views and moving towards a more reflective and critical posture during their professional performance. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação inicial | por |
dc.subject | Professor reflexivo | por |
dc.subject | Initial formation | eng |
dc.subject | Supervised internship | eng |
dc.subject | Reflective teacher | eng |
dc.subject | Estágio supervisionado | por |
dc.title | O Estágio supervisionado como espaço de reflexão na formação inicial de professores: uma análise a partir de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas | por |
dc.title.alternative | Supervised internship as a space for reflection in initial teacher education: an analysis from a degree course in Biological Sciences | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Denise de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3330976062026878 | por |
dc.description.resumo | O principal objetivo deste trabalho foi compreender a formação reflexiva de um grupo de licenciandos no contexto de uma disciplina de Estágio, buscando identificar quais são os conteúdos e temas centrais trazidos em suas reflexões. Para alcançarmos o objetivo proposto, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, aliada a metodologia de estudo de caso, utilizando a técnica de observação participante e análise documental de diversos materiais produzidos no âmbito da disciplina, que foram: narrativa memorial, diário reflexivo, replanejamento, questionário e avaliação da disciplina. Assim, compreendemos que durante o período de estágio, os licenciandos se envolveram em processos reflexivos, superando visões superficiais e caminhando para compreensões aprofundadas e críticas de alguns aspectos da prática docente. Ao analisarmos as reflexões trazidas pelos licenciandos, identificamos algumas estratégias metodológicas que se destacaram como potencializadoras para o desenvolvimento reflexivo, tais como: narrativa memorial, diário reflexivo, momentos de trocas e discussões nas aulas de Estágio na universidade e a dinâmica de replanejamento. Os resultados aqui apresentados, reforçam a importância de que os cursos de formação de professores proporcionem espaços para que os licenciandos reflitam sobre suas experiências e a profissão docente, ultrapassando visões acríticas e caminhando para uma postura mais reflexiva e crítica durante sua atuação profissional. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: código de financiamento - 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4771138351729123 | por |