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Ensino de ciências da natureza e matemática: perspectivas de inclusão escolar em aulas de ciências da natureza e matemática em uma escola do interior paulista
dc.contributor.author | Souza Neto, Osório Augusto de | |
dc.date.accessioned | 2020-01-16T14:36:01Z | eng |
dc.date.available | 2020-01-16T14:36:01Z | eng |
dc.date.issued | 2019-11-29 | eng |
dc.identifier.citation | SOUZA NETO, Osório Augusto de. Ensino de ciências da natureza e matemática: perspectivas de inclusão escolar em aulas de ciências da natureza e matemática em uma escola do interior paulista. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12143. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12143 | por |
dc.description.abstract | This research was carried out through the technique of Single Case Study in a school in the interior of the state of São Paulo. Through a mixed approach, from the perspective of Discursive Textual Analysis and Textual Statistical Analysis, carried out with the aid of NVivo (2017) and IRAMUTEQ (2014) softwares, we sought to verify if the Collective Pedagogical Work Classes (CPWCs) provide (or not) elements for inclusive classes in Natural Science and Mathematics for students with special educational needs (SEN). In this same context, it was evidenced that the demands arising from DE regarding the subjects to be treated in CPWCs generate negative impacts in relation to the school's articularities, as well as in the continuing education of teachers, in a true implementation of a government policy. In addition, it was possible to show that the lack of public resources for the payment of daily fees to DE technicians, to provide training for teachers and Pedagogical Coordinating Teachers (PCTs) in the researched school, has negative impacts in relation to teacher education, making inclusion not fully possible for students with SEN. According to the concept of SEN adopted in this work, the study presented that although it is only a snippet of what happens in the school throughout the year, the perspective for inclusive classes in Natural Sciences and Mathematics for students with SEN is poor. The factors that preclude the mentioned perspectives show, among other elements, the need for changes in the spatial accessibility structures and the comprehension about what students with SEN are, commonly treated as if they were target of Special Education. Moreover, it was possible to infer that the non-collective construction of the school's Political Pedagogical Project (PPP) has implications that do not corroborate the inclusion of students with SEN. Likewise, the large number of students in each class, the attitudinal barriers brought by some teachers, and the mismanagement of financial resources available to the school make the process of inclusion for students with SEN in nature science and mathematics classes prone to failure. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ciências da natureza | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Necessidades educacionais especiais | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Formação continuada de professores | por |
dc.subject | Natural sciences | eng |
dc.subject | Mathematics | eng |
dc.subject | Special educational needs | eng |
dc.subject | School inclusion | eng |
dc.subject | Continuing teacher training | eng |
dc.title | Ensino de ciências da natureza e matemática: perspectivas de inclusão escolar em aulas de ciências da natureza e matemática em uma escola do interior paulista | por |
dc.title.alternative | Natural sciences and math teaching: scholar inclusion's perspectives in natural science and math classes in a São Paulo state school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Veraszto, Estéfano Vizconde | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6253673132956358 | por |
dc.description.resumo | Esta investigação foi realizada mediante a técnica de Estudo de Caso Único numa escola do interior paulista. Através de uma abordagem mista, sob a ótica da Análise Textual Discursiva e Análise Estatística Textual, realizadas com o auxílio dos softwares NVivo (2017) e IRAMUTEQ (2014), buscou-se verificar se as Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivos (ATPCs) proporcionam (ou não), elementos para aulas inclusivas de Ciências da Natureza e Matemática para alunos com necessidade educacionais especiais (NEE). Neste mesmo contexto, foi evidenciado que as demandas oriundas da DE em relação aos assuntos a serem tratados em Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivos (ATPCs) geram impactos negativos acerca das particularidades da escola, bem como na formação continuada docente numa verdadeira implementação de uma política de governo. Além, através de um dos mais salutares motivos, foi possível evidenciar que a falta de recursos públicos para o pagamento de diárias aos técnicos da DE, para proporcionar formação aos professores e Professores Coordenadores Pedagógicos (PCPs) na escola investigada, traz impactos bastante negativos em relação à formação docente, inviabilizando a inclusão plena de alunos com NEE. O trabalho evidenciou, de acordo com a concepção de NEE ora adotada neste trabalho, que embora se trate de apenas um recorte do que ocorre na escola ao longo do ano, de que as perspectivas de aulas inclusivas de Ciências da Natureza e Matemática para alunos com NEE são pouco significativas. Os fatores que impossibilitam as perspectivas mencionadas mostram, entre outros elementos, a necessidade de mudanças das estruturas espaciais de acessibilidade, de entendimentos sobre o que são os alunos com NEE, comumente tratados como se fossem alunos público-alvo da Educação Especial (PAEE). Outrossim, foi possível inferir que a construção não coletiva do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola traz implicações que não corroboram com a inclusão dos alunos com NEE, da mesma maneira que o grande número de alunos em cada classe, as barreiras atitudinais trazidas por alguns docentes e o mau gerenciamento de recursos financeiros disponíveis na escola tornam o processo de inclusão escolar dos alunos com NEE, em aulas de Ciências da Natureza e Matemática, mais propenso ao insucesso. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Ar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5271350190360165 | por |