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dc.contributor.authorTagliari, Celi Perin
dc.date.accessioned2020-02-13T19:19:23Z
dc.date.available2020-02-13T19:19:23Z
dc.date.issued2020-02-10
dc.identifier.citationTAGLIARI, Celi Perin. Desenvolvimento e avaliação da metodologia da problematização na formação de estudantes do ensino superior. 2020. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12245.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12245
dc.description.abstractUniversity graduates are deficient in certain basic skills required by organizations today, demonstrating that there is a gap between educational formation and the current demands of the market, forcing the educational institutions to adapt to these needs. Many of the new proposals for educational formation are based on active teaching and learning methodologies, giving priority to teaching by research, avoiding teaching by transmission. Active methodologies can contribute to the development of these skills and competencies required to professional market. This research proposed to develop a methodology to apply the Arc Method of Maguerez and to evaluate the effectiveness learning transversal skills effectiveness develop under student point of view. It was proposed to the students develop a project, in a Polymeric Systems class in a class of the Bachelor of Chemistry at UFSCar, where they should choose real problem and find possible solutions using skills not normally worked in a traditional methodologies as join theoretical with practical knowledge; studies from various sources and technical standards; research and teamwork. In this study was analyzed the motivation and participation of students in the teaching and learning process in Polymeric Systems class, the perceptions about their development, professional skills and the methodology applied. The results of this work show that students realized the importance of developing transversal skills and agree that the methodology used by most teachers in the class of the Bachelor of Chemistry does not contribute to its development.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectMetodologia da problematizaçãopor
dc.subjectMétodo do arco de maguerezpor
dc.subjectDesenvolvimento de competências transversaispor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectEnsino de polímerospor
dc.subjectActive methodologieseng
dc.subjectProblematization methodologyeng
dc.subjectMaguerez arch methodeng
dc.subjectSoft skills developmenteng
dc.subjectChemistry learningeng
dc.subjectPolymerslearningeng
dc.titleDesenvolvimento e avaliação da metodologia da problematização na formação de estudantes do ensino superiorpor
dc.title.alternativeDevelopment and evaluation of the problematization methodology in the training of higher education studentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cruz, Sandra Andrea
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632409046763256Polymerslearningpor
dc.description.resumoObserva-se que os egressos das universidades apresentam deficiência em certas habilidades básicas requeridas pelas organizações atualmente, demonstrando haver uma lacuna entre a formação profissional e as demandas reais do mercado de trabalho, obrigando as Instituições de Ensino a se adequarem a estas necessidades. Muitas das novas propostas de formação educacional, estão pautadas nas metodologias ativas de ensino e aprendizagem, priorizando o ensino por pesquisa e por investigação, deixando cada vez mais de lado o ensino por transmissão. Acredita-se que o uso de metodologias ativas contribua para o desenvolvimento destas habilidades e competências requeridas ao profissional. Este trabalho teve como objetivo, o desenvolvimento de uma metodologia para a aplicação do Método do Arco de Maguerez e a avaliação da efetividade do aprendizado e do desenvolvimento de competências transversais, segundo a percepção do aluno. Foi proposto o desenvolvimento de um projeto, na disciplina Sistemas Poliméricos, do curso de Bacharelado em Química da UFSCar, onde os alunos deveriam buscar soluções aos problemas reais, levantados por eles mesmos. Aliando conhecimentos teóricos e práticos; estudos em diversas fontes e normas técnicas; investigação e trabalho em equipe; os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar competências normalmente não trabalhadas através de metodologias tradicionais. Procurou-se analisar a motivação e participação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem dentro da disciplina, bem como suas percepções acerca do desenvolvimento de suas competências profissionais e da metodologia utilizada. Os resultados deste trabalho mostram que os alunos têm percepção da importância do desenvolvimento de suas competências transversais, e concordam que a metodologia utilizada no curso de química, pela maioria dos professores, não contribui para seu desenvolvimento.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0720645713817223por


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