Show simple item record

dc.contributor.authorRossini, Thais de Freitas
dc.date.accessioned2020-05-23T00:15:42Z
dc.date.available2020-05-23T00:15:42Z
dc.date.issued2020-02-19
dc.identifier.citationROSSINI, Thais de Freitas. Percepções de um grupo de professores do ensino médio sobre a ideia de "bom" e "mau" aluno na cidade de São Carlos - SP. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12798.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12798
dc.description.abstractThis work’s main goal is to analyse aspects that bases the “good and bad” idea that a group of high school teachers have about their students, in order to comprehend in which notions (social, moral, pedagogic, etc.) these conceptions are grounded. As specific objectives, observing in which form this classification is enunciated and if there are evidences for the “Gift Theory” among this conceptions. It was applied in the discussion some concepts from the sociologist Pierre Bourdieu as of habitus, the field and the teacher judgement. The data collect develop in two steps, first with the sent of an online questionnaire by e-mail and later via a semi structured interview, both with high school teacher active in the city of São Carlos, SP. The online quiz received sixteen answers and seven were the interviews performed. The data were analysed based on content analysis. The data from the quiz as well as the interviews were analyzed in conjunction, being then organized in three analysis categories: the good student, the bad student and the effects of classification in the evaluation. It was possible to perceive that the idea of good student is based on effort and the appreciation of merit, the idea of bad student is connected to disinterest and comments over Family and social background. Even the practice analysis in classroom has not been looked on in the field work, as the teacher describe the form he evaluates the students, it is clear the path through which the classification between good and bad students can be noted objectively through the evaluation criteria.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJuízo professoralpor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectHabituseng
dc.subjectTeacher judgementeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titlePercepções de um grupo de professores do ensino médio sobre a ideia de "bom" e "mau" aluno na cidade de São Carlos - SPpor
dc.title.alternativePerceptions of a group of high school teachers about the idea of ​​"good" and "bad" students in the city of São Carlos - SPeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Flávio Caetano da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7889803676083470por
dc.description.resumoO objetivo central desse trabalho é analisar aspectos que baseiam a ideia de “bom e mau” que um grupo de professores do ensino médio possuem a respeito dos seus alunos, a fim de compreender em quais noções (sociais, morais, pedagógicos, etc.) essas concepções se amparam. Como objetivos específicos, observamos de que forma a classificação é enunciada e se há, indícios da teoria do dom nessas concepções. Foram empregados na discussão alguns conceitos do sociólogo francês Pierre Bourdieu como o de habitus, campo e juízo professoral. A coleta de dados se desenvolveu em duas etapas, primeiro com o envio do questionário online por e-mail e depois via entrevista semiestruturada, ambos com professores do ensino médio atuantes no município de São Carlos – SP. O questionário online obteve dezesseis respostas e foram realizadas sete entrevistas. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo. Os dados tanto do questionário como das entrevistas foram analisados de forma conjunta, sendo organizados em três categorias de análise: o bom aluno, o mau aluno e efeitos da classificação na avaliação. Foi possível perceber que enquanto a ideia de bom aluno é baseada no esforço e na valorização do mérito, a ideia de mau aluno está ligada ao desinteresse e comentários sobre a família e origem social. Ainda que a análise da prática em sala de aula não tenha sido contemplada pelo trabalho de campo, conforme o professor descreve a forma com que avalia os alunos, percebe-se caminhos pelos quais a classificação entre as concepções de bom e mau aluno podem ser notadas de forma objetiva por meio dos critérios de avaliação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9681347079449074por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil