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dc.contributor.authorInácio, Leticia da Silva
dc.date.accessioned2020-06-19T11:38:06Z
dc.date.available2020-06-19T11:38:06Z
dc.date.issued2020-02-04
dc.identifier.citationINÁCIO, Leticia da Silva. Uma proposta de modelo de maturidade em gestão da sustentabilidade para o setor bancário. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12935.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12935
dc.description.abstractThe pursuit of sustainable development has become ever larger, gaining ground in the business environment as well. The banking sector, despite having low direct social and environmental impact compared to other sectors of the economy, has a huge indirect impact, mainly due to the activities of its clients. Because of its role as an intermediary, it can influence the pace and direction of this development, both by collaborating with its customers' transition to a sustainable economy and by transforming their own business model and product offering. The level of commitment to sustainability can vary, so measuring sustainability performance and identifying its position at different maturity levels allows for the choice of more effective business decisions to seek results improvement. Despite this relevance, there are few studies on the measurement sustainability in the banking sector and there is no work that completely and comprehensively addresses the maturity of sustainability in this sector. In this context, this research aims to propose a model to classify the degree of maturity in sustainability management for the banking sector, resulting in an evolutionary framework of sustainability management based on three stages (reactive, preventive and strategic) encompassing seven sustainability competences (strategic management, integration into internal processes, organization, external relationships, environmental processes, social processes and economic processes). For this, a theoretical model was built from a systematic literature review and later applied to the case of the two largest Brazilian commercial banks. Thus, the present study brings both academic and practical contributions, also standing out for being comprehensive and one of the pioneers in Brazil.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSustentabilidade corporativapor
dc.subjectGestão da sustentabilidadepor
dc.subjectFinanças sustentáveispor
dc.subjectSetor bancáriopor
dc.subjectMaturidadepor
dc.subjectCorporate sustainabilityeng
dc.subjectSustainability managementeng
dc.subjectSustainable financeeng
dc.subjectBanking sectoreng
dc.subjectMaturityeng
dc.titleUma proposta de modelo de maturidade em gestão da sustentabilidade para o setor bancáriopor
dc.title.alternativeA proposal for a maturity model in sustainability management for the banking sectoreng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Delai, Ivete
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7054145506480670por
dc.description.resumoA busca pelo desenvolvimento sustentável tem se tornado cada vez maior, ganhando espaço também no ambiente empresarial. O setor bancário, apesar de apresentar baixo impacto socioambiental direto comparado a outros setores da economia, possui enorme impacto indireto, principalmente devido às atividades de seus clientes. Devido ao seu papel de intermediário, pode influenciar o ritmo e a direção desse desenvolvimento, tanto ao colaborar para a transição de seus clientes para uma economia sustentável, quanto ao transformar seu próprio modelo de negócios e oferta de produtos. Porém, o nível de comprometimento com a sustentabilidade pode variar. Nesse sentido, realizar a mensuração do desempenho da sustentabilidade e identificar sua posição diante dos diferentes níveis de maturidade permite a escolha de decisões empresariais mais eficazes para a busca de melhoria de resultados. Apesar dessa relevância, há poucos estudos sobre a mensuração da sustentabilidade no setor bancário e não há um trabalho que aborde de maneira completa e abrangente a maturidade da sustentabilidade nesse setor. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva propor um modelo para classificar o grau de maturidade em gestão da sustentabilidade para o setor bancário, resultando em um padrão evolutivo da gestão da sustentabilidade com base em três estágios (reativo, preventivo e estratégico) que englobam sete competências da sustentabilidade (gestão estratégica, integração nos processos internos, organização, relacionamentos externos, processos ambientais, processos sociais e processos econômicos). Para tanto, um modelo teórico foi construído a partir de revisão sistemática da literatura e posteriormente aplicado ao caso dos dois maiores bancos comerciais brasileiros. Com isso, o presente estudo traz contribuições tanto acadêmicas, quanto práticas, se destacando também por ser abrangente e um dos pioneiros no Brasil.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0540886549689622por


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