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dc.contributor.authorPereira, Ana Cristina Gabriel
dc.date.accessioned2020-07-01T18:10:31Z
dc.date.available2020-07-01T18:10:31Z
dc.date.issued2020-04-18
dc.identifier.citationPEREIRA, Ana Cristina Gabriel. Ensaios de uma metodologia da experiência crítico-afetiva nas aulas de educação física: impactos sobre as relações de gênero e o empoderamento das meninas. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Física em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12988.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12988
dc.description.abstractThe proposal of the present study originated from the possibilities of developing sensibility and consideration, amongst the students of a municipal public school, about gender inequalities, as well as the empowerment of girls in sports practices. Starting with this premise, we formulated an educational proposal guided by an intervention model that we denominated Critical-Affective Experience Methodology (“CAEM”). The goal of the study was to analyze the co-educational processes emerging from an intervention applying the CAEM in Physical Education classes provided to 6th grade (elementary school) students. This active research was guided by the implementation of an educational unit composed by seventeen classes based on the co-education and knowledge of the internal and external logics of Invasion Sport Games (“ISG”). The instruments for data production included Class Journals, Individual Narratives and small conversation groups, and the observation and analysis of the video recording of the ISG, which were obtained through footage and audio recording. Based on the data collected, their results and analysis are presented concurrently and in a fluid manner through two general categories. In the first category, “Gender relations in the co-educational context of the Invasion Sport Games”, issues surrounding the male domination in ISG and in the society and the production of gender differences and inequalities were highlighted. In the second category, “Impacts of the Critical-Affective Experience Methodology”, the subcategories that emerged denote processes for the girls’ empowerment through oral expression, processes for tactical and technical empowerment, and co-educational processes for overcoming sexism. We believe that the Critical-Affective Experience Methodology enabled the emergence of co-educational processes, such as the awareness about the power hierarchy in the gender relations, a confrontational posture from the girls before the social injustices, more balanced and democratic access to ISG amongst boys and girls, effective participation of the female students in the ISG, and the improvement in the interaction amongst boys and girls in (and beyond) the Physical Education classes.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectEmpoderamentopor
dc.subjectMetodologia da experiência crítico-afetivapor
dc.subjectJogos esportivos de invasãopor
dc.subjectSchool physical educationeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectEmpowermenteng
dc.subjectCritical-affective experience methodologyeng
dc.subjectInvasion sport gameseng
dc.titleEnsaios de uma metodologia da experiência crítico-afetiva nas aulas de educação física: impactos sobre as relações de gênero e o empoderamento das meninaspor
dc.title.alternativeObservations of a critical affective experience methodology in physical education classes: impacts on the gender relations and the female students empowermenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza Júnior, Osmar Moreira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9176123942671062por
dc.description.resumoA proposta do presente estudo partiu da inquietação sobre as possibilidades de sensibilização e reflexão de alunos e alunas de uma escola pública municipal a respeito das desigualdades de gênero, bem como do empoderamento das meninas nas práticas esportivas. Partindo dessa problematização, formulamos uma proposta de ensino orientada por um modelo de intervenção que denominamos de Metodologia da Experiência Crítico-Afetiva (MECA). O estudo teve como objetivo analisar os processos coeducativos emergentes de uma intervenção com essa Metodologia com uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental nas aulas de Educação Física. Tratou-se de uma pesquisa-ação balizada pela implementação de uma unidade didática, composta por 17 aulas, pautada na coeducação e nos saberes das lógicas interna e externa dos Jogos Esportivos de Invasão (JEI). Os instrumentos de produção de dados consistiram nos Diários de Aula, nas Narrativas Individuais e em pequenos grupos e na Observação das gravações em vídeo dos JEI, cujos registros se deram por meio de filmagens e áudios. Em face dos dados coletados, os resultados e sua análise são apresentados conjuntamente de modo fluido através de duas categorias gerais. Na primeira, “Relações de gênero no contexto coeducativo dos Jogos Esportivos de Invasão”, as questões sobre a dominação masculina nos JEI e na sociedade e as produções de diferenças e desigualdades de gênero ganharam destaque. Na segunda, “Impactos da Metodologia da Experiência Crítico-Afetiva”, as subcategorias que emergiram denotam processos de empoderamento discursivo das meninas, processos de empoderamento tático-técnico das meninas e processos coeducativos para a superação do sexismo. Consideramos que a Metodologia da Experiência Crítico-Afetiva possibilitou a emergência de processos coeducativos, tais como conscientizações sobre a hierarquização de poder nas relações de gênero, posturas de enfrentamento das meninas a respeito das injustiças sociais, acesso mais igualitário e democrático entre meninos e meninas aos JEI, participação efetiva das alunas nos JEI e melhora na interação entre alunos e alunas nas (e para além) das aulas de Educação Física.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEFpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7252973634455105por


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