dc.contributor.author | Francisco, Maloá de Fátima | |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T17:33:32Z | |
dc.date.available | 2020-07-06T17:33:32Z | |
dc.date.issued | 2020-04-16 | |
dc.identifier.citation | FRANCISCO, Maloá de Fátima. Ressignificação da Ginástica na escola: proposta da Ginástica Para Todos na Educação Física anos iniciais. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Física em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13013. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13013 | |
dc.description.abstract | Gymnastics for All is characterized by a manifestation of body culture that brings together the different interpretations of Gymnastics integrated with other forms of body expression in a free, creative and non-competitive way. In this sense, in order to give greater visibility to the new possibilities related to the teaching of Gymnastics for All and to contribute for this practice to be incorporated into Physical Education at school, this research aimed to develop and analyze an intervention process in class School Physical Education with Gymnastics for All content. The methodology based on the qualitative approach constituted a process of action research. Eighteen students from the 3rd year of elementary school in the early years of a municipal public school in the interior of São Paulo participated in the study. We carried out a total of thirteen interventions in a period of two months, corresponding to a two-month term. The technique for data collection involved: observations of classes recorded in diaries, which were recorded and transcribed for later analysis of the facts that occurred during the interventions. After intense reading of the data and articulation with the literature, we built two categories of analysis, being: 1. Pedagogical Teaching Processes; 2. Human Formation. Among the most outstanding results in category 1 are the teaching procedure that playfully and creatively contributed to the development of the contents organized and proposed according to the didactic pyramid for teaching Gymnastics for All, contemplating the manifestation of conceptual, procedural knowledge and attitudinal. With regard to category 2, Human Formation was subdivided into two subcategories called Advances and Setbacks in Human Formation. As the most noticeable advance, we highlight self-confidence. However, collective action as well as cooperation are also noteworthy, given that the students worked as a team for a common good, in this case, the choreographic composition. In the subcategory Retrocesses, the situations of disrespect and disorganization stood out for generating moments of indiscipline and demanding a directive teaching action to resolve conflicts. Analyzing the planning and intervention process, we identified Gymnastics for All present in the context. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ginástica Para Todos | por |
dc.subject | Educação Física Escolar | por |
dc.subject | Processos Pedagógicos de Ensino | por |
dc.subject | Gymnastics For All | eng |
dc.subject | School Physical Education | eng |
dc.subject | Teaching Pedagogical Processes | eng |
dc.title | Ressignificação da Ginástica na escola: proposta da Ginástica Para Todos na Educação Física anos iniciais | por |
dc.title.alternative | Resignification of Gymnastics at school: proposal of Gymnastics For All in Physical Education early years | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Couto, Yara Aparecida | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2348643816717796 | por |
dc.description.resumo | A Ginástica Para Todos (GPT) se caracteriza por uma manifestação da cultura corporal que reúne as diferentes interpretações da Ginástica integrada a outras formas de expressão corporal de forma livre, criativa e não competitiva. Nesse sentido, com o intuito de dar maior visibilidade às novas possibilidades relacionadas ao ensino da GPT e contribuir para que esta prática seja incorporada à Educação Física no âmbito escolar, a presente pesquisa teve como objetivo elaborar e analisar um processo de intervenção nas aulas de Educação Física Escolar com o conteúdo Ginástica Para Todos. A metodologia assentada na abordagem qualitativa se constituiu em um processo de pesquisa-ação. Participaram do estudo dezoito alunos do 3º ano do ensino fundamental dos anos iniciais de uma escola pública municipal do interior paulista. Realizamos, em um período de dois meses, o correspondente a um bimestre letivo, treze intervenções no total. A técnica para coleta dos dados envolveu: observações das aulas registradas em diários, sendo gravadas e transcritas para posterior análise dos fatos ocorridos durante as intervenções. Após leitura intensa dos dados e articulação com a literatura, construímos duas categorias de análises, sendo: 1. Processos Pedagógicos de Ensino; 2. Formação Humana. Dentre os resultados mais destacados na categoria 1, estão os procedimentos de ensino que de forma lúdica e criativa contribuíram para o desenvolvimento dos conteúdos organizados e propostos de acordo com a pirâmide didática para o ensino da GPT, contemplando a manifestação de saberes conceituais, procedimentais e atitudinais. No que diz respeito à categoria 2, Formação Humana foi subdividida em duas subcategorias denominadas Avanços e Retrocessos na Formação Humana. Como avanço mais perceptível, destacamos a confiança em si mesmo dos participantes envolvidos. Contudo, o agir coletivo, assim como a cooperação, também merece destaque nas aulas, tendo em vista que os alunos trabalharam em equipe para um bem comum, no caso, a composição coreográfica. Na subcategoria Retrocessos, as situações de desrespeito e desorganização geraram alguns momentos de indisciplina, em que demandaram uma ação docente mais diretiva na resolução de conflitos. Analisando o planejamento e o processo de intervenção identificamos a Ginástica Para Todos presente no contexto como conteúdo potencial para desenvolvimento da motricidade e formação humana através de um ambiente dinâmico, diverso, integrativo, criativo, coletivo e propositivo da Educação Física Escolar. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 5719354 | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: Código de Financiamento 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2553010335691515 | por |