Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorRosante, Evandro Marcos
dc.date.accessioned2020-07-22T23:03:24Z
dc.date.available2020-07-22T23:03:24Z
dc.date.issued2020-07-14
dc.identifier.citationROSANTE, Evandro Marcos. Análise do processo de conclusão dos cursos de graduação de uma IES pública. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13070.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13070
dc.description.abstractThe Academic Registration Section (SeRA) has as main attribution the execution of the process of undergraduate courses conclusion of the Federal University of São Carlos (UFSCar). This process covers the activities of degree graduation and issuing diplomas. Adversities, such as lack of formal and documented procedures, result in setbacks that hinder the work of the servers and can lead to errors and delays. The objective of this work is to analyze and propose improvements for the process of undergraduate courses conclusion of the UFSCar. The present work was developed through the administrative approach of Process Management. The case study methodology was adopted, developed in six steps, with the techniques of document analysis, participant observation, process mapping and brainstorming. In step 1, the context of the study was presented, as well as the general and specific objectives, as well as their justifications. In step 2, the theoretical review on the administrative approach to Process Management and on federal legislation was elaborated. In the third stage, the Pilot Test was developed with the description of the organizational structure and the rules of the studied institution, as well as the mapping of the current situation (AS IS) of the degree graduation process, through the Business Process Model and Notation (BPMN). In the fourth stage, the mapping of all phases of the process was developed, as was developed the SIPOC model, to identify the inputs and outputs of the processes, and the Responsibility Matrix that helped in the identification of those responsible for each process activity. In step 5, 13 critical factors were identified from the analysis of the mapped processes. In the last stage, 13 improvement proposals were elaborated, with their justifications and presentation of the implementation feasibility. The last stage also showed the redesign of all stages of the process, generating the flows of the future process mapping (TO BE) and the proposal for the future design of the flow of the process of issuing digital diplomas. It was concluded that the process of undergraduate courses conclusion can be improved with the proposals suggested in this study, however, with the exception of the importance of the consent of the management of the University for a possible analysis and discussion of the implementation of the suggestions.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectColação de graupor
dc.subjectEmissão de diplomaspor
dc.subjectUniversidade públicapor
dc.subjectGestão por processospor
dc.subjectBPMNpor
dc.subjectAcademic managementeng
dc.subjectDegree graduationeng
dc.subjectPublic universityeng
dc.subjectProcess managementeng
dc.titleAnálise do processo de conclusão dos cursos de graduação de uma IES públicapor
dc.title.alternativeAnalysis of process of undergraduate courses conclusion of a public institution of higher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Martins, Manoel Fernando
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3921504261628850por
dc.description.resumoA Seção de Registro Acadêmico (SeRA) tem como atribuição principal a execução do processo de conclusão dos cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Esse processo abrange as atividades de colação de grau e de emissão de diplomas. Adversidades, como falta de procedimentos formais e documentados resultam em contratempos que dificultam o trabalho dos servidores e podem acarretar em erros e atrasos. O objetivo deste trabalho é analisar e propor melhorias para o processo de conclusão dos cursos de graduação da UFSCar. O presente trabalho foi desenvolvido mediante a abordagem administrativa da Gestão por Processos. Adotou-se a metodologia de estudo de casos, desenvolvida em seis etapas, com as técnicas de análise de documentos, observação participante, mapeamento de processos e brainstorming. Na etapa 1 apresentou-se a contextualização do estudo, os objetivos gerais e específicos, bem como suas justificativas. Na etapa 2 elaborou-se a revisão teórica sobre a abordagem administrativa da Gestão por Processos e sobre legislação federal. Na terceira etapa, desenvolveu-se o Teste Piloto com a descrição da estrutura organizacional e as normas da instituição estudada, assim como desenvolveu-se o mapeamento da situação atual (AS IS) do processo de colação de grau, por meio da notação Business Process Model and Notation (BPMN). Na quarta etapa foi desenvolvido o mapeamento de todas as fases do processo, tal como foi elaborado o modelo SIPOC, para identificar as entradas e saídas dos processos, e a Matriz de Responsabilidades que auxiliou na identificação dos responsáveis por cada atividade dos processos. Na etapa 5 foram identificados 13 fatores críticos a partir da análise dos processos mapeados. Na última etapa, foram elaboradas 13 proposições de melhorias, com suas justificativas e apresentação da viabilidade de implementação. A última etapa mostrou, ainda, o redesenho de todas as etapas do processo, gerando os fluxos do mapeamento futuro do processo (TO BE) e a proposta do desenho futuro do fluxo do processo de emissão de diplomas digitais. Concluiu-se que o processo de conclusão dos cursos de graduação pode ser aprimorado com as proposições sugeridas neste estudo, entretanto, com a ressalva da importância da anuência da gestão da Universidade para uma possível análise e discussão da implementação das sugestões.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0859345260059176por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil