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dc.contributor.authorSims, Denise Souza
dc.date.accessioned2020-08-06T22:09:20Z
dc.date.available2020-08-06T22:09:20Z
dc.date.issued2020-07-03
dc.identifier.citationSIMS, Denise Souza. A aprendizagem da docência sob a ótica dos estudantes de licenciatura em Educação Física no Programa Residência Pedagógica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13129.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13129
dc.description.abstractThe teacher's work involves several types of expertise, requires extensive knowledge of the educational reality in which he / she performs his / her work, which involves initial training and experience in the professional field. However, research on teacher training has indicated the existence of a gap between the training process and the profession, and the need for a closer relationship between them. Within this context, some initiatives emerge with the assumption of valuing the approximation between the training period and professional performance, such as the Pedagogical Residence Program (PRP). Based on this, the objective of this work was to analyze how future Physical Education teachers conceive, perceive and mobilize the knowledge of teaching during the PRP. Qualitative research was characterized as a descriptive and explanatory case study. The techniques of data collection were questionnaire, observation and focus groups. Data analysis was done by content, which involved three stages of material exploration: data treatment, inference and interpretation. The analysis of the data allowed the creation of two categories: (1) University-School: teaching knowledge and professional training and (2) Learning to be a teacher. In the first category, given the perceptions and conceptions about the university-school relationship established by the social actors involved in the PRP, it was possible to identify the main difficulties encountered by residents; the contribution of this partnership to its formation; as well as the experiences mobilized by them in this teaching learning process, indicating how this structure can enhance professional teacher education, bringing it closer to the professional field. In the second category, based on the residents' learning, we can list the possible relationship with the pedagogical knowledge of the content; with curricular, disciplinary and training knowledge; as well as an experience of the practical knowledge of teaching, even in initial training. The work presented here brings some elements that show the potential that the PRP, linked to Supervised Curricular Internships, can promote for the professional training of teachers of Basic Education.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEstágio curricular supervisionadopor
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectSupervised curricular internshipseng
dc.subjectPedagogical Residence Programeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.titleA aprendizagem da docência sob a ótica dos estudantes de licenciatura em Educação Física no Programa Residência Pedagógicapor
dc.title.alternativeTeaching learning from the perspective of undergraduate students in Physical Education in the Pedagogical Residence Programeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Machado, Dijnane Fernanda Vedovatto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6758025601578309por
dc.description.resumoO trabalho do professor envolve diversos saberes, requer amplo conhecimento da realidade educacional na qual exerce o seu trabalho, envolvendo a formação inicial e o campo profissional. Porém, pesquisas sobre formação de professores tem indicado a existência de um distanciamento entre a formação e a profissão, necessitando uma maior aproximação entre eles. Dentro desse contexto, emergem algumas iniciativas com o pressuposto de valorizar a aproximação entre formação e atuação profissional, como o Programa Residência Pedagógica (PRP). Com base nisso, o objetivo deste trabalho foi analisar como os futuros professores de Educação Física concebem, percebem e mobilizam os saberes da docência durante o PRP. A pesquisa de abordagem qualitativa se caracterizou como um estudo de caso descritivo e explanatório. As técnicas de coleta de dados foram: questionário, observação e grupos focais. A análise dos dados foi feita pela análise de conteúdo que envolveu três etapas de exploração do material: tratamento dos dados, inferência e interpretação. A análise dos dados permitiu o levantamento de duas categorias: (1) Universidade-Escola: saberes docentes e a formação profissional e (2) Aprender a ser professor. Na primeira categoria, diante das percepções e concepções sobre a relação universidade-escola estabelecidas pelos atores sociais envolvidos no PRP, foi possível identificar as principais dificuldades encontradas pelos residentes; a contribuição desta parceria para sua formação; assim como as experiências mobilizadas por eles neste processo de aprendizagem da docência, indicando como essa estrutura pode potencializar a formação profissional docente, aproximando-a do campo profissional. Na segunda categoria, a partir das aprendizagens dos residentes, podemos elencar a possível relação com os conhecimentos pedagógicos do conteúdo; com os saberes curriculares, disciplinares e da formação; bem como uma vivência dos saberes experienciais da docência, ainda que na formação inicial. O trabalho aqui apresentado traz alguns elementos que evidenciam as potencialidades que o PRP, vinculado aos Estágios Curriculares Supervisionados, pode promover para a formação profissional de professores da Educação Básica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3706509662851770por


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