Show simple item record

dc.contributor.authorSobral, Vivianne Caroline Santos
dc.date.accessioned2021-01-04T11:53:39Z
dc.date.available2021-01-04T11:53:39Z
dc.date.issued2019-06-04
dc.identifier.citationSOBRAL, Vivianne Caroline Santos. Agroecologias: um estudo dos programas de pós-graduação em Agroecologia no Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13612.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13612
dc.description.abstractThis paper presents Agroecology as a scientific area in a consolidation phase in Brazil. In order to demonstrate this, an exploratory research is initially conducted on the emergence of agroecology and its scientific and epistemological basis, as well as its introduction in graduate programs in Brazil. To understand how agroecology constitutes a scientific field, Bourdiesian theory about science along with Kuhn's studies on the scientific paradigm are rescued to reflect on the inclusion of agroecology in the scientific field – which is already dominated by the scientific paradigm of the agrarian sciences. An empirical research is also produced on accredited graduate programs on agroecology on the CAPES portal. Thus, a characterization of the graduate schools is initially made based on the institutional narratives displayed on the webpages of each graduate program/university, and it also includes data on the faculty and the curriculum structure of each agroecology graduate program. The aim is to evaluate if there is coherence between the discourse of each institution, the curricular structure of the courses, and the scientific proposal of agroecology. As a methodological approach, a case study on the graduate studies in Agroecology and Rural Development of the Federal University of São Carlos and some accredited professors in this graduate program are interviewed. These interviews have enriched the analysis of the agroecological scientific area. In addition, some considerations on scientific production (theses and dissertations) in agroecology are carried out together with reflections on how the political scenario can affect the development of the agroecological scientific field. The results point to the growth and consolidation of the agroecological scientific department and some institutional and political obstacles that may hinder the growth of this area of knowledge are listed.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectPós-graduaçãopor
dc.subjectCiênciapor
dc.subjectAgroecologyeng
dc.subjectPost Graduationeng
dc.subjectScienceeng
dc.titleAgroecologias: um estudo dos programas de pós-graduação em Agroecologia no Brasilpor
dc.title.alternativeAgroecologies: a study of graduate programs on Agroecology in Brazileng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Andrade, Thales Haddad Novaes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5882842888759363por
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta a Agroecologia como um campo científico em fase de consolidação no Brasil. Para tanto, inicialmente é feita uma pesquisa exploratória sobre a emergência da agroecologia, sua base científica e epistemológica bem como sobre a inserção da agroecologia nos programas de pós-graduação no Brasil. Para entender melhor como agroecologia constitui um campo científico, a teoria bourdiesiana sobre a ciência e os estudos de Kuhn sobre o paradigma científico são resgatados como aportes da reflexão sobre a inserção da agroecologia no campo científico - campo já tão dominado pelo paradigma científico das ciências agrárias. Também é apresentada uma pesquisa empírica, sobre as Pós-graduações em agroecologia credenciadas no portal da CAPES. Assim, inicialmente é feita uma caracterização das pós-graduações baseada nas narrativas institucionais dispostas nas páginas da WEB de cada pós/universidade, e, também são apresentados dados sobre o corpo docente e a estrutura curricular de cada programa de pós-graduação. Busca-se avaliar se existe coerência entre o discurso de cada instituição, a estrutura curricular dos cursos e a proposta científica da agroecologia. Como medida de aprofundamento é feito um estudo de caso sobre a Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal de São Carlos e alguns professores credenciados nessa pós-graduação são entrevistados. Essas entrevistas enriqueceram a análise do campo científico agroecológico. Ademais, algumas considerações sobre a produção científica (teses e dissertações) em agroecologia são realizadas e, também, são lançadas reflexões sobre como cenário político pode afetar o desenvolvimento do campo científico agroecológico. Os resultados obtidos apontam para o crescimento e consolidação do campo científico agroecológico e lista alguns obstáculos intitucionais e políticos que podem atrapalhar o crescimento dessa área do conhecimento.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0209133621640634por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil