Show simple item record

dc.contributor.authorPereira, Willian Cássio Damasceno
dc.date.accessioned2021-03-18T18:48:38Z
dc.date.available2021-03-18T18:48:38Z
dc.date.issued2020-12-02
dc.identifier.citationPEREIRA, Willian Cássio Damasceno. O ambiente institucional e a dinâmica organizacional: as políticas de diversidade em uma Universidade Federal. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13998.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13998
dc.description.abstractThis research investigates the relationship between transformations in the institutional environment and the processes of reconfiguration and differentiation of the internal structures of organizations. This is done by articulating sociological institutionalism in organizational analysis and the approach to organizational processes developed by Karl Weick. The investigation is associated with the context of current national affirmative action policies for diversity and inclusion and their impacts at the Federal University of São Carlos (UFSCar). Actions seeking to promote diversity and inclusion in higher education gained strength internationally since the 1960s, being associated with the restructuring of the ideological bases of capitalism. In Brazil, these trends culminated in the approval of Federal Law Number 12.711/12, which establishes the Vacancy Reserve Law and also Law 13.409/16, which determines the reservation of vacancies for people with disabilities in technical and higher education courses in the federal network education. It seeks to understand how this transformation in the institutions boosted the performance of certain internal groups of the institution and how these groups led the creation of new organizational areas, negotiating their relations and spaces with the existing structures. As a method, documentary analyzes were used, as well as data obtained through semi-structured interviews with organizational actors who are or were part of UFSCar, in sectors linked to issues of diversity and inclusion. The relationship between environmental issues of diversity and the change in the university's internal structure resulted in the adoption of a new order, based on the equal right of access and the construction of an area that became evident and culminated with a specialized secretary: SAADE.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectAções afirmativaspor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectCampopor
dc.subjectDiversidadepor
dc.subjectAmbiente organizacionalpor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectDeficiencyeng
dc.subjectAffirmative actionseng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectFieldeng
dc.subjectDiversityeng
dc.subjectOrganizational environmenteng
dc.titleO ambiente institucional e a dinâmica organizacional: as políticas de diversidade em uma Universidade Federalpor
dc.title.alternativeThe institutional environment and organizational dynamics: diversity policies at a Federal Universityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Candido, Silvio Eduardo Alvarez
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0194644249955417por
dc.contributor.advisor-co1Grigoletto, Fábio
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398917544592259por
dc.description.resumoA presente pesquisa investiga a relação entre as transformações no ambiente institucional e os processos de reconfiguração e de diferenciação das estruturas internas das organizações. Isso é feito articulando o institucionalismo sociológico na análise organizacional e a abordagem dos processos organizativos desenvolvida por Karl Weick. A investigação está associada ao contexto das políticas de ações afirmativas nacionais de diversidade e inclusão atuais e seus impactos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). As ações buscando promover a diversidade e a inclusão no ensino superior ganharam força internacionalmente a partir da década de 1960, estando associadas às reestruturações das bases ideológicas do capitalismo. No Brasil, essas tendências culminaram na aprovação da Lei Federal nº 12.711/12, que estabelece a Lei de Reserva de Vagas e também a Lei 13.409/16, que determina a reserva de vagas para pessoas com deficiência em cursos técnicos e superiores da rede federal de ensino. Busca-se compreender como essa transformação nas instituições impulsionou a atuação de certos grupos internos da instituição e como esses grupos lideraram a criação de novas áreas organizacionais, negociando suas relações e espaços com as estruturas existentes. Como método foram utilizadas análises documentais e também dados obtidos através de entrevistas semiestruturadas com atores organizacionais que fazem ou fizeram parte da UFSCar, em setores ligados às questões da diversidade e inclusão. A relação das questões ambientais da diversidade e a alteração da estrutura interna da universidade se traduziu na adoção de uma nova ordem, pautada na igualdade de direito ao acesso e na construção de uma área que se evidenciou e culminou com uma secretaria especializada: a SAADE.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1323062759462633por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil