dc.contributor.author | Freitas, Samuel Magalhães de | |
dc.date.accessioned | 2021-04-19T10:50:47Z | |
dc.date.available | 2021-04-19T10:50:47Z | |
dc.date.issued | 2021-02-16 | |
dc.identifier.citation | FREITAS, Samuel Magalhães de. Desafios na introdução à geometria e às construções geométricas na educação básica. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14131. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14131 | |
dc.description.abstract | The objective of this work is to investigate the possibility of developing a methodological proposal to better involve students in studies and learning geometry, in order to awaken in the student motivation for investigative and deductive procedures. In this work we show, through constructions with ruler and compass, that it is possible to explore concepts, properties and improve the understanding of geometric concepts of students. As a theoretical framework for analysis, we take Van Hiele's theory as a basis and, for the methodological conduct of data collection and production, we are inspired by the principles of Didactic Engineering, described by Artigue. Thus, after preliminary studies of didactic texts and research work already carried out on the theme,we have elaborated a sequence of activities that involves the construction of parallel lines, perpendicular lines, bisectors and mediators with students from the 8th year of Elementary School. The application and analysis of the activities carried out with the students allowed us to observe that the students were involved in the proposed activities and expanded their knowledge about the geometric concepts treated, as well as the motivation to learn new concepts. In this work we seek to value both theoretical and practical aspects and we hope that it will serve as a basis for elementary school mathematics teachers, in their classroom practices when addressing Geometry content, since these resources are easily accessible and can instill curiosity of students regarding the use of these drawing instruments and the validity of geometric properties. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Construções geométricas | por |
dc.subject | Lugares geométricos | por |
dc.subject | Teoria de Van Hiele | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Geometric constructions | eng |
dc.subject | Geometric places | eng |
dc.subject | Van Hiele's theory | eng |
dc.subject | Elementary school | eng |
dc.title | Desafios na introdução à geometria e às construções geométricas na educação básica | por |
dc.title.alternative | Challenges in introducing geometry and geometric constructions in basic education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sampaio, João Carlos Vieira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8286887389013685 | por |
dc.description.resumo | O objetivo desse trabalho consiste em desenvolver uma proposta metodológica para melhor envolver os alunos em estudos e aprendizagem da geometria, com a finalidade de despertar no aluno motivação por procedimentos de investigação e dedutivos. Neste trabalho mostramos, por meio de construções com régua e compasso, que é possível explorar conceitos, propriedades e melhorar a compreensão de conceitos geométricos dos alunos. Como referencial teórico para análise tomamos como base a teoria de Van Hiele e, para a conduta metodológica de coleta e produção de dados nos inspiramos em princípios da Engenharia Didática, descrita por Artigue (1996). Assim, após estudos preliminares de textos didáticos e trabalhos de pesquisa já realizados sobre o tema, elaboramos uma sequência de atividades que envolve a construção de retas paralelas, retas perpendiculares, bissetrizes e mediatrizes com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, durante o ano de 2020 em situação da pandemia. A aplicação e análise das atividades realizadas com os alunos permitiram observar que os alunos se envolveram nas atividades propostas e ampliaram seus conhecimentos sobre os conceitos geométricos tratados, assim como a motivação para aprender novos conceitos. Neste trabalho buscamos valorizar tanto aspectos teóricos quanto práticos e esperamos que ele sirva como subsídio para professores de matemática do ensino fundamental, em suas práticas em sala de aula ao abordarem conteúdos de Geometria, visto que esses recursos são de fácil acesso e podem instigar a curiosidade dos alunos quanto ao uso desses instrumentos de desenho e sobre a validade de propriedades geométricas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: código de financiamento - 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8995414077391735 | por |