Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSantos, Renata Reis dos
dc.date.accessioned2021-04-23T14:09:16Z
dc.date.available2021-04-23T14:09:16Z
dc.date.issued2021-02-26
dc.identifier.citationSANTOS, Renata Reis dos. Análise dos Projetos Pedagógicos de Curso do PROEJA-FIC no âmbito do IFSP, à luz da Pedagogia Crítico Emancipatória. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14171.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14171
dc.description.abstractThis dissertation brings analysis of the Pedagogical Course Projects of the National Program for the Integration of Vocational Education with Basic Education in the Modality of Education of Youths and Adults - Initial and Continuing Education, recognized by the acronym PROEJA-FIC at the Federal Institute of Education , Science and Technology of São Paulo (IFSP), the insight Critical Emancipatory Pedagogy. This study has a central theme the Curricular Policies and the presence of Paulo Freire's Pedagogy in the Pedagogical Course Projects (PPC). The questioning about the construction of a critical curriculum for PROEJA-FIC raised two questions: The first was to investigate whether the PROEJA-FIC Base Document, which was developed by the Ministry of Education (MEC) in 2007, had Freire's influences; and the second was to verify whether these Freirean influences present in the Base Document were reflected in the PROEJA-FIC PPCs in force within the scope of the IFSP. In this sense, the main objective of the research included analyzing Freirean categories in PPCs. To answer these questions and consolidate the proposed objectives, a review of the available literature and documentary analyzes were carried out. The literature review was based on authors who defend a Critical Curriculum, among which the following stand out: Paulo Freire, Michael Apple, Henry Giroux. This study made it possible to understand the interfaces that permeate the construction of a critical curriculum and the establishment of Freire's categories: Dialogue, Interdisciplinarity and Praxis; that supported the analysis of the PPCs. The results indicated that the Base Document (2007) has influences from Freirean Pedagogy, however the PROEJA-FIC PPCs are distant from a critical educational perspective and have characteristics geared to technicality. After realizing that the PPCs did not dialogue with Critical Emancipatory Pedagogy, the research made considerations about the elements that should be considered for a curricular restructuring with a view to emancipation and humanization.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCritical Curriculumpor
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectPaulo Freirepor
dc.subjectPROEJA-FICpor
dc.subjectVocational and Technological Educationpor
dc.subjectEducation of Youths and Adultspor
dc.titleAnálise dos Projetos Pedagógicos de Curso do PROEJA-FIC no âmbito do IFSP, à luz da Pedagogia Crítico Emancipatóriapor
dc.title.alternativeAnalysis of Pedagogical Projects of Course PROEJA-FIC within the scope of IFSP, the insight of Critical Emancipatory Pedagogy.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Antonio Fernando Gouvêa da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9621931288117213por
dc.description.resumoA presente dissertação traz uma análise dos Projetos Pedagógicos de Curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Formação Inicial e Continuada, reconhecido pela sigla PROEJA-FIC no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), à luz da Pedagogia Crítica Emancipatória. Esse estudo traz como tema central as Políticas Curriculares e investiga a presença da Pedagogia de Paulo Freire nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). O questionamento acerca da construção de um currículo crítico para o PROEJA-FIC levantaram dois questionamentos: O primeiro foi investigar se o Documento Base do PROEJA-FIC, o qual foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em 2007 apresentava influências freireanas; e o segundo foi verificar se essas influências freireanas presente no Documento Base encontravam-se refletida nos PPCs de PROEJA-FIC em vigor no âmbito do IFSP. Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa compreendeu analisar presença das categorias freireanas nos PPCs. Para responder esses questionamentos e consolidar os objetivos propostos, foi realizada a revisão da literatura disponível e as análises documentais. A revisão da literatura foi pautada em autores que defendem um Currículo Crítico, dentre os quais destacam-se: Paulo Freire, Michael Apple, Henry Giroux. Esse estudo possibilitou compreender as interfaces que perpassam a construção de um currículo crítico e o estabelecimento das categorias freireanas: Diálogo, Interdisciplinaridade e Práxis; que subsidiaram a análise dos PPCs. Os resultados indicaram que o Documento Base (2007) possui influências da Pedagogia Freireana, porém os PPCs do PROEJA-FIC se distanciam de uma perspectiva educacional crítica e apresentam características voltadas ao tecnicismo. Após constatar que a os PPCs não dialogavam com a Pedagogia Crítico Emancipatória, a pesquisa teceu considerações acerca dos elementos que devem ser considerados para uma reestruturação curricular com vistas a emancipação e a humanização.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1741509012962582por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil