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dc.contributor.authorSantos, Larissa da Silva dos
dc.date.accessioned2021-05-14T13:21:11Zeng
dc.date.available2021-05-14T13:21:11Zeng
dc.date.issued2021-04-09eng
dc.identifier.citationSANTOS, Larissa da Silva dos. A abordagem sobre serviços ecossistêmicos nos cursos de ciências biológicas das universidades públicas brasileiras. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14260.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14260por
dc.description.abstractEcosystem services are ecological processes or functions that directly or indirectly contribute to the well-being of man. The Millennium Ecosystem Assessment proposes four classifications: supply services; regulation services; cultural services; support services. According to the IPBES, in 2019 an amount of US $ 125 trillion / year was estimated globally for these services. In this way, man's well-being and economic development are intrinsically related to the quantity and quality of ecosystem services. However, even with their importance, ecosystems and their services are being increasingly negatively affected to meet the growing demand for resources, due to population and economic growth. Considering so many aspects addressed by the theme, it is extremely important for the training of future biologists to understand this area more deeply. Therefore, the objective of this study was to analyze the Pedagogical Project of the Biological Sciences courses at Brazilian public universities, in relation to the theme of ecosystem services, to verify how this theme is approached at Brazilian public universities. With the analysis of the pedagogical projects of the universities, it was possible to observe that the great majority had subjects that superficially approached the theme, however, there were few that had subjects focused only on ecosystem services. As well as the north and northeast regions of the country, which stood out the most during the analyzes.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectServiços ecossistêmicospor
dc.subjectUniversidades públicas brasileiraspor
dc.subjectCursos de ciências biológicaspor
dc.subjectValoraçãopor
dc.subjectEcosystem serviceseng
dc.subjectBrazilian public universitieseng
dc.subjectBiology courseseng
dc.subjectValuationeng
dc.titleA abordagem sobre serviços ecossistêmicos nos cursos de ciências biológicas das universidades públicas brasileiraspor
dc.title.alternativeThe ecosystem services approach in the biology courses of Brazilian public universitieseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Agostini, Kayna
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5894768661755535por
dc.description.resumoOs serviços ecossistêmicos são processos ou funções ecológicas que diretamente ou indiretamente contribuem para o bem-estar do homem. A Avaliação Ecossistêmica do Milênio propõe quatro classificações: serviços de fornecimento; serviços de regulação; serviços culturais; serviços de suporte. Segundo o IPBES, em 2019 foi estimado um montante de US $125 trilhões/ano global por esses serviços. Dessa maneira, o bem-estar do homem e o seu desenvolvimento econômico estão intrinsecamente relacionados com a quantidade e qualidade dos serviços ecossistêmicos. Todavia, mesmo com sua importância, os ecossistemas e seus serviços estão sendo cada vez mais afetados negativamente para suprir a demanda crescente por recursos, devido ao crescimento populacional e econômico. Considerando tantos aspectos abordados pela temática, é de suma importância para a formação dos futuros biólogos entender mais profundamente esta área. Sendo assim o objetivo deste estudo foi analisar o Projeto Pedagógico dos cursos de Ciências Biológicas das Universidades públicas Brasileiras, com relação a temática de serviços ecossistêmicos, para verificar como este tema é abordado nas Universidades Públicas Brasileiras. Com a análise dos projetos pedagógicos das universidades foi possível observar que a grande maioria possuía disciplinas que abordavam de forma superficial a temática, todavia, eram poucas que tinham disciplinas com enfoque somente nos serviços ecossistêmicos. Assim como as regiões norte e nordeste do pais, que mais se destacaram durante as análises.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADApor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2323170573927751por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Arpor


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