Mostrar el registro sencillo del ítem
Sequência didática para o ensino de indução eletromagnética a partir da energia eólica
dc.contributor.author | Carvalho, Juliano de Barros | |
dc.date.accessioned | 2021-07-12T13:06:57Z | |
dc.date.available | 2021-07-12T13:06:57Z | |
dc.date.issued | 2021-04-26 | |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Juliano de Barros. Sequência didática para o ensino de indução eletromagnética a partir da energia eólica. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14576. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14576 | |
dc.description.abstract | This project aims to develop a didactic sequence that contributes to learning the concept of electromagnetic induction from the theme of wind energy. The topic is pertinent since lately there is a very strong incentive for countries to adopt a policy of generating electricity from renewable sources and causing the least amount of environmental impact. Wind energy is an abundant and clean energy source and the number of wind farms in Brazil has been growing, indicating an effort by the country to diversify its energy matrix. The educational product developed sought, based on the strategy of using a text for scientific dissemination, the exhibition of scenes from the film “The Boy Who Discovered the Wind” and a series of electromagnetism experiments, to develop activities that promote social interaction between the students and the teacher. Given the difficulties of students in understanding these concepts related to electromagnetism due to the high level of abstraction, the educational product sought, from the diversification of activities, to improve students' understanding of electromagnetic induction and its application in the generation of electrical energy. | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Indução Eletromagnética | por |
dc.subject | Energia Eólica | por |
dc.subject | Sequência Didática | por |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject | Electromagnetic Induction | por |
dc.subject | Wind Energy | por |
dc.subject | Didactic Sequence | por |
dc.subject | Physics Teaching | por |
dc.title | Sequência didática para o ensino de indução eletromagnética a partir da energia eólica | por |
dc.title.alternative | Didactic sequence for teaching electromagnetic induction from wind energy | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Cruz, Tersio Guilherme de Souza | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0705292304279277 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Fernanda Keila Marinho da | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6390725197649567 | por |
dc.description.resumo | Esse projeto tem o objetivo de desenvolver uma sequência didática que contribua para aprendizagem do conceito de indução eletromagnética a partir da temática energia eólica. O tema é pertinente já que ultimamente há um incentivo muito grande que países adotem uma política de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis e que causem o mínimo de impacto ambiental. A energia eólica é uma fonte de energia abundante e limpa e vem crescendo o número de parques eólicos no Brasil indicando um esforço do país na diversificação da sua matriz energética. O produto educacional desenvolvido procurou, a partir da estratégia do uso de um texto de divulgação cientifica, da exposição de cenas do filme “O Menino Que Descobriu o Vento” e de uma série de experimentos de eletromagnetismo, desenvolver atividades que promovessem uma interação social entre os alunos e o professor. Diante das dificuldades dos alunos de compreender esses conceitos ligados ao eletromagnetismo devido ao alto nível de abstração, o produto educacional procurou, a partir da diversificação das atividades, melhorar a compreensão dos alunos a respeito da indução eletromagnética e sua aplicação na geração de energia elétrica. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3494360155639422 | por |