Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSampaio, Bruna Pessoa
dc.date.accessioned2021-08-02T20:45:37Z
dc.date.available2021-08-02T20:45:37Z
dc.date.issued2021-06-21
dc.identifier.citationSAMPAIO, Bruna Pessoa. Mídias sociais e eleição presidencial 2018: uma análise da dinâmica do WhatsApp na campanha eleitoral no Brasil. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14698.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14698
dc.description.abstractThe thesis analyzes the main images shared among WhatsApp public groups during the campaign for the 2018 presidential elections in Brazil. The main objective was to verify the characteristics of the content covered in each image, thus understanding the main themes shared in the messaging application. WhatsApp was chosen because it was a crucial tool for the dissemination of campaign material, whether in video, image, text or audio. In addition to being the main digital platform used among voters to receive and share political content.To understand this phenomenon, at first, a review of classical communication theories such as Agenda-setting and Framing was carried out, in order to investigate the direction of contemporary communication theories. Consequently, the theoretical structure follows the evolutionary trajectory of the insertion of campaigns in the online environment and discusses the rise in the spread of disinformation in new social media. Subsequently, the research methodology was built from content analysis performed on 80 images, collected in the database created by WhatsApp Monitor. The corpus represents the images that were most shared from October 3rd to 27th, 2018, which corresponds to the election period between the first and second rounds, totaling four weeks. The results of the analyzes allow us to point out that there was a strategy of content development and themes to be discussed between the weeks, orchestrating a growth among the negative contents during the last weeks of the campaign, mainly, the attacks on the Partido dos Trabalhadores.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEleiçãopor
dc.subjectTeorias da Comunicaçãopor
dc.subjectMídias sociaispor
dc.subjectWhatsAppeng
dc.subjectSocial mediaeng
dc.subjectElectioneng
dc.subjectCommunication Theorieseng
dc.titleMídias sociais e eleição presidencial 2018: uma análise da dinâmica do WhatsApp na campanha eleitoral no Brasilpor
dc.title.alternativeSocial media and presidential election 2018: an analysis of WhatsApp dynamics in the electoral campaign in Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Casalecchi, Gabriel Avila
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9759794253878555por
dc.description.resumoA dissertação faz uma análise das principais imagens compartilhadas entre grupos públicos do WhatsApp, durante a campanha para as eleições presidenciais de 2018 no Brasil. O objetivo principal consistiu em verificar as características do conteúdo abordado em cada imagem, com isso compreender os principais temas compartilhados no aplicativo de mensagem. A escolha do WhatsApp ocorreu por ter sido uma ferramenta crucial para a disseminação de material de campanha, seja ela em vídeo, imagem, texto ou áudio. Além de ter sido a principal plataforma digital usada entre os eleitores para receber e compartilhar conteúdo político. Para entender este fenômeno, a princípio foi feita uma revisão das teorias clássicas da comunicação como Agenda-setting e Framing, para a partir delas investigar os rumos das teorias da comunicação na contemporaneidade. Consequentemente, a estrutura teórica segue a trajetória evolutiva da inserção das campanhas no ambiente on-line e discorre sobre a ascensão da propagação de desinformação nas novas mídias sociais. Posteriormente, a metodologia de pesquisa foi construída a partir da análise de conteúdo realizada em 80 imagens, coletadas no banco de dados criado pelo Monitor do WhatsApp. O corpus representa as imagens que mais foram compartilhadas de 3 a 27 de outubro de 2018, o qual corresponde ao período eleitoral entre primeiro e segundo turno, somando quatro semanas. Os resultados das análises permitem apontar que havia uma estratégia de desenvolvimento de conteúdo e temas a serem discutidos entre as semanas, orquestrando um crescimento entre os conteúdos negativos durante as últimas semanas de campanha, principalmente, os de ataque ao Partido dos Trabalhadores.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Política - PPGPolpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::TEORIA POLITICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6201308799954740por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil