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dc.contributor.authorPerches, Lucas Gonçalves
dc.date.accessioned2021-09-17T13:41:05Z
dc.date.available2021-09-17T13:41:05Z
dc.date.issued2021-08-24
dc.identifier.citationPERCHES, Lucas Gonçalves. Metamemória e Doença de Alzheimer. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14906.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14906
dc.description.abstractAlzheimer's Disease is a degenerative disease that mainly affects the cognitive function of memory and because many of the patients are unaware of their own difficulties, their ability to properly judge their mnemonic functions is considered. Metacognition is associated with understanding one's own cognitive functions, so that metamemory is the ability to know, monitor and control the mnemonic process. The objective of this work is to compare the metacognitive knowledge and monitoring, specifically in relation to metamemory, of elderly people with signs of Alzheimer's Disease (AD) and elderly people without signs of cognitive decline. Participants were divided into two groups: the first group consisted of 13 elderly people, aged between 62 and 75 years, with no indications of cognitive decline; the second group consisted of 5 elderly people diagnosed with Alzheimer's Disease at a mild level, aged between 66 and 65 years. The NEUPSILIN memory subtests and the Metacognitive Judgments Register were used, which aims at the participant to indicate the knowledge about his mnemonic ability and estimate his performance after the application of the memory subtests. Descriptive statistics, Man-Whitney test and correlational analyzes were performed involving metacognitive knowledge, performance in memory subtests and judgment of performance. The results indicated that the two groups of elderly people showed little knowledge about their own memory and the elderly with Alzheimer's tended to overestimate their performance in relation to working memory and semantic episodic verbal memory.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetamemóriapor
dc.subjectCogniçãopor
dc.subjectIdosospor
dc.subjectMetamemoryeng
dc.subjectCognitioneng
dc.subjectElderlyeng
dc.titleMetamemória e Doença de Alzheimerpor
dc.title.alternativeMetamemory and Alzheimer´s Deseaseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Schelini, Patrícia Waltz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6185333517392859por
dc.description.resumoA Doença de Alzheimer é uma doença degenerativa que afeta principalmente a função cognitiva da memória e por muitos dos pacientes desconhecerem as próprias dificuldades, pondera-se sobre a sua capacidade de julgar de forma adequada suas funções mnemônicas. A metacognição se associa à compreensão das próprias funções cognitivas, de forma que a metamemória é a capacidade de conhecer, monitorar e controlar o processo mnemônico. O objetivo deste trabalho é comparar o conhecimento e o monitoramento metacognitivos, especificamente em relação à metamemória, de idosos com indicativos de Doença de Alzheimer (DA) e idosos sem indicativos de declínio cognitivo. Os participantes foram divididos em dois grupos: o primeiro foi constituído por 13 idosos, com idades entre 62 e 75 anos, sem indicativos de declínio cognitivo; o segundo grupo foi composto por 5 idosos diagnosticados com Doença de Alzheimer em nível leve, com idade entre 66 e 65anos. Foram utilizados os subtestes de memória do NEUPSILIN e o Registro de Julgamentos Metacognitivos que objetiva que o participante indique o conhecimento sobre sua habilidade mnemônica e estime seu desempenho depois das aplicações dos subtestes de memória. Foram realizadas estatísticas descritivas, Teste de Man-Whitney e análises correlacionais envolvendo o conhecimento metacognitivo, o desempenho nos subtestes de memória e o julgamento dos desempenhos. Os resultados indicaram que os dois grupos de idosos demonstraram pouco conhecimento sobre a própria memória e os idosos com Alzheimer tenderam a superestimar seus desempenhos em relação à memória operacional e memória verbal episódica semântica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS; DESENVOLVIMENTOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4883101787527650por


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