Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorGama, Eydher Floriano Pereira Eleutério
dc.date.accessioned2021-10-26T10:51:29Z
dc.date.available2021-10-26T10:51:29Z
dc.date.issued2021-07-14
dc.identifier.citationGAMA, Eydher Floriano Pereira Eleutério. A abordagem da interdisciplinaridade nos livros didáticos de ciências do PNLD 2020. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15045.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15045
dc.description.abstractThe term interdisciplinarity is used in several contexts in our society, among these contexts, we have the area of education and teaching materials. In the educational context, we find the approach of interdisciplinarity in an epistemological, methodological or educational conception. In this work, we seek to identify and discuss the interdisciplinary concepts of the five textbook collections, indicated by PNLD 2020, in the discipline of natural sciences, elementary school – final years. They present in their material, trying to answer the question: "How do natural science textbooks approach interdisciplinary work and what concept of interdisciplinarity is adopted? We use as a methodology, the documental qualitative analysis, because the textbooks deal with written materials, they can be characterized as documents. We analyzed the teacher's manual in the book, the activities identified as interdisciplinary and the guidelines given to teachers for carrying out the activities. The results showed that although we have interdisciplinarity with epistemological, methodological or teacher training approaches, in the collections we find only the focus of the methodological design on interdisciplinary activities, in addition to the existence of some activities presented as interdisciplinary, but which actually have characteristics of activities multidisciplinary.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectLivro de ciênciaspor
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectDidactic materialeng
dc.subjectScience bookeng
dc.titleA abordagem da interdisciplinaridade nos livros didáticos de ciências do PNLD 2020por
dc.title.alternativeThe interdisciplinarity approach in the PNLD 2020 science bookletseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Julio, Josimeire Meneses
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8805879632103815por
dc.description.resumoO termo interdisciplinaridade é utilizado em vários contextos na nossa sociedade, dentre esses contextos, temos a área da educação e os materiais didáticos. No contexto educacional, encontramos a abordagem da interdisciplinaridade em uma concepção epistemológica, metodológica ou de formação. Neste trabalho, buscamos identificar e discutir sobre as concepções de interdisciplinaridade das cinco coleções de livros didáticos, indicadas pelo PNLD 2020, na disciplina de ciências da natureza, ensino fundamental – anos finais. Apresentam em seu material, tentando responder à questão: "Como os livros didáticos, de ciências naturais abordam o trabalho interdisciplinar e qual a concepção de interdisciplinaridade que é adotada? Utilizamos como metodologia, a análise qualitativa documental, pelo fato dos livros didáticos tratarem de materiais escritos, podem ser caracterizados como documentos. Analisamos no livro o manual do professor, as atividades identificadas como interdisciplinares e as orientações dadas aos professores para a realização das atividades. Os resultados mostraram que apesar de termos a interdisciplinaridade com abordagens epistemológica, metodológica ou de formação de professores, nas coleções encontramos apenas o foco da concepção metodológica nas atividades interdisciplinares, além da existência de algumas atividades apresentadas como interdisciplinares, mas que efetivamente possuem características de atividades multidisciplinares.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7479069837679495por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil