Show simple item record

dc.contributor.authorSanches, Aparecida de Souza Costa
dc.date.accessioned2021-11-25T18:47:49Z
dc.date.available2021-11-25T18:47:49Z
dc.date.issued2021-11-10
dc.identifier.citationSANCHES, Aparecida de Souza Costa. Transformações geométricas: fazendo arte na aula de matemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15165.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15165
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the study of symmetry in Elementary School, through classes given online, aiming at the active participation of the student in the teaching and learning process of Mathematics, using computational resources to establish a significant relationship between the school contents in the area of Geometry and works of art. To verify the learning, sheets of pedagogical activities were prepared, which could be printed or copied, for the students to solve. The elaborated activity sheets explored and used the concepts of symmetry in order to assist in learning and visualizing these contents. The activities were applied online, through the Google Meet, WhatsApp and Classroom applications in a public school in Minas Gerais, in an eighth grade class, seeking student-student and student-teacher interaction for conducting and carrying out the activities proposed in class. We can say that the virtual class made it possible to improve the teaching of symmetry and, also, that the dialogues with the students contributed to the learning of the contents covered in class.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectSimetriapor
dc.subjectArtepor
dc.subjectGeometryeng
dc.subjectSymmetryeng
dc.subjectArteng
dc.titleTransformações geométricas: fazendo arte na aula de matemáticapor
dc.title.alternativeGeometric transformations: making art in math classeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Malagutti, Pedro Luiz Aparecido
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5462523657624050por
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar o estudo da simetria no Ensino Fundamental, por meio de aulas dadas online, visando a participação ativa do aluno no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, utilizando-se recursos computacionais para estabelecer uma relação significativa entre os conteúdos escolares da área de Geometria e obras de artes. Para a verificação da aprendizagem foram elaboradas folhas de atividades pedagógicas, que poderiam ser impressas ou copiadas, para os alunos resolverem. As folhas de atividades elaboradas exploraram e utilizaram os conceitos de simetrias visando auxiliar na aprendizagem e visualização destes conteúdos. As atividades foram aplicadas online, por meio dos aplicativos Google Meet, WhatsApp e Classroom em uma escola da rede publica estadual de Minas Gerais, em uma turma de oitavo ano, buscando a interação aluno-aluno e aluno-professor para a condução e realização das atividades propostas em aula. Podemos afirmar que a aula virtual possibilitou a melhoria do ensino de simetria e, também, que os diálogos com os alunos contribuíram para as aprendizagens dos conteúdos abordados em aula.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6386752296078612por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil