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dc.contributor.authorBarbosa, Jadson da Silva
dc.date.accessioned2021-12-09T12:48:13Z
dc.date.available2021-12-09T12:48:13Z
dc.date.issued2021-08-25
dc.identifier.citationBARBOSA, Jadson da Silva. Aplicação do concreto de ultra alto desempenho em viga pré-moldada protendida para pontes. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15317.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15317
dc.description.abstractSeveral requirements and challenges of modern construction motivated the development of High-Performance Concrete (HPC) and later, with the advance of the research, the Ultra-High Performance Concrete (UHPC). Due to the seek for a concrete that was not only higher in compressive strength, but also with good tensile and ductility behavior, self-compacting, and very high durability. Composed primarily by portland cement, silica fume, quartz powder, small aggregate, steel fibers, super plasticizing additives and water, UHPC first research was developed around 1990 in France and Canada. This material can reach high strength, in the range of 150 MPa to 800 MPa for compression and 5 MPa to 100 MPa for tension, with high ductility. These characteristics allow more durable and slender structures. In addition, there is the possibility to reduce or eliminate the passive reinforcements, in particular shear. The aim of this work is to introduce criteria for structural design using UHPC, as well as its composition, production, curing methods and the main factors that hinder its use in a greater number of constructions. This text organizes all relevant information on the topic, developing a material capable of guiding engineers in the design of structures using this technology, and with that, to encourage their use in the various fields of the civil construction industry in Brazil. The research is composed by a literature review including research already developed on the subject in Brazil and in several other countries, describing the main constructions already executed with this material, design criteria, constructive details and the characteristics that differs it from conventional concretes. As application examples, prestressed bridge girder beam designs are developed using the CUAD and compared with prestressed concrete design using conventional concrete for a feasibility analysis. With the study, it was possible to clearly expose all the information necessary for its design, production and structural application, in addition to providing a material capable of guiding the design of structures using UHPC and also serving as a contribution to future technical normalization.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConcretopor
dc.subjectCUADpor
dc.subjectCADpor
dc.subjectConcreto protendidopor
dc.subjectCRFpor
dc.subjectConcreteeng
dc.subjectUHPCeng
dc.subjectHPCeng
dc.subjectPrestressed concreteeng
dc.subjectFRCeng
dc.titleAplicação do concreto de ultra alto desempenho em viga pré-moldada protendida para pontespor
dc.title.alternativeApplication of prestressed ultra high-performance concrete in precast bridge girdereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Parsekian, Guilherme Aris
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7798651726059215por
dc.description.resumoO concreto é o material mais utilizado pelo homem na construção civil. Diversas exigências e desafios da construção moderna motivaram o desenvolvimento do Concreto de Alto Desempenho (CAD) e, posteriormente, com o avanço das pesquisas o Concreto de Ultra Alto Desempenho (CUAD), buscando um material que fosse não somente de alta resistência à compressão, mas que também tivesse boa resistência à tração, ductilidade, autoadensável e com altíssima durabilidade. Composto basicamente por cimento portland, sílica ativa, pó-de-quartzo, agregado miúdo, fibras de aço, aditivos superplastificantes e água, o CUAD surgiu por meio de pesquisas desenvolvidas por volta de 1990 na França e no Canadá. Esse material pode atingir elevadas resistências, numa faixa entre 150 MPa a 800 MPa à compressão e de 5 MPa a 100 MPa à tração, apresentando grande ductilidade. Essas características viabilizam estruturas mais duráveis e com elevada esbeltez, além de possibilitar a redução ou eliminação de armaduras passivas, em especial estribos para resistir ao cisalhamento. Este trabalho tem por objetivo descrever e indicar critérios para projeto de aplicação estrutural utilizando a tecnologia do CUAD, assim como sua composição, produção, métodos de cura e os principais fatores que impedem ou dificultam sua utilização em maior número de obras. Busca-se reunir todas as informações relevantes, desenvolvendo um material capaz de nortear projetistas no dimensionamento de estruturas aplicando essa tecnologia, e com isso, incentivar seu uso nos diversos campos da indústria da construção civil no Brasil. A pesquisa é composta de uma revisão da literatura por meio de pesquisas já desenvolvidas sobre o assunto no Brasil e em vários outros países, descrevendo as principais obras já executadas com esse material e as características que o difere dos concretos convencionais. Como exemplos de aplicação, foram realizados dimensionamentos de vigas protendidas para pontes utilizando o CUAD e comparadas com dimensionamento em concreto protendido utilizando concreto convencional para uma análise de viabilidade. Com o trabalho, foi possível expor de maneira clara todas as informações necessárias para sua produção e aplicação de forma estrutural, além de propor um material capaz de orientar no dimensionamento de estruturas aplicando-se o CUAD e, também, que sirva de contribuição para uma futura normalização técnica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGECivpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6148867207982925por


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