Show simple item record

dc.contributor.authorConceição Junior, Renato
dc.date.accessioned2022-02-22T11:16:43Z
dc.date.available2022-02-22T11:16:43Z
dc.date.issued2020-02-21
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO JUNIOR, Renato. Versões digitais para jogos matemáticos: invariantes em paridade, congruência modular, frações e pg. 2020. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15626.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15626
dc.description.abstractThe work consisted in the idealization and implementation in the programming language of Scratch of online digital versions for games with didactic intent in mathematics, as well as the availability of these games on the site scratch.mit.edu, with the objective that primary school teachers use them as an integral part of didactic sequences and also for the use of students as a hobby and challenges. The idealization was supported by the guidelines suggested by the National Common Curriculum Base (BNCC), which encourage the use, creation and development of digital language in the school environment. The games created were tested by high school math teachers who issued opinions, suggestions and criticisms through online forms made available for this purpose. Each of the games had its main theme cited with the highest frequency of all available in its forms, showing to be consistent with the didactic intentions for which they were created.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos digitais de matemáticapor
dc.subjectInvariantespor
dc.subjectParidadepor
dc.subjectCongruência módulo mpor
dc.subjectProgressão geométricapor
dc.subjectDigital math gameseng
dc.subjectInvariantseng
dc.subjectParityeng
dc.subjectCongruence module meng
dc.subjectGeometric progressioneng
dc.titleVersões digitais para jogos matemáticos: invariantes em paridade, congruência modular, frações e pgpor
dc.title.alternativeDigital versions for mathematical games: invariants in parity, modular congruence, fractions and pgeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Caetano, Paulo Antônio Silvani
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0370219014539994por
dc.description.resumoO trabalho consistiu na idealização e implementação na linguagem de programação do Scratch de versões digitais online para jogos com intencionalidade didática em matemática, bem como na disponibilização desses jogos no site scratch.mit.edu, com o objetivo de que professores do ensino básico os utilizem como parte integrante de sequências didáticas e também para a utilização de alunos como passatempo e desafios. A idealização teve como suporte as diretrizes sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incentivam o uso, a criação e o desenvolvimento da linguagem digital no âmbito escolar. Os jogos criados foram testados por professores de matemática do ensino médio que emitiram opiniões, sugestões e críticas através de formulários online disponibilizados para tal fim. Cada um dos jogos teve o seu principal tema citado com a maior frequência dentre todos os disponíveis em seus formulários, mostrando serem coerentes com as intenções didáticas para as quais foram criados.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8858202791277295por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil