Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 11
La educación financiera en el currículo actual de la escuela básica brasileña: antecedentes en la disciplina economía doméstica.
(Universidade Federal de São Carlos, 2019-09)
En este trabajo presentamos algunos cambios en la inserción de temas relacionados a las finanzas en la escuela
básica brasileña. En el siglo XIX, teníamos en el currículo asuntos relativos a la Economía Doméstica. ...
Estratégias de Consagração e de Valorização da Matemática por meio da OBMEP:
(Universidade Federal de São Carlos, 2022-08)
Neste artigo apresentamos alguns resultados de pesquisa sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Trata-se da maior olimpíada de Matemática do mundo, promovida e organizada por matemáticos ...
Significados em aulas de matemática e em outras práticas: problematizações a partir da virada linguística
(Universidade Federal de São Carlos, 2017-01-25)
Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar o modo como os alunos lidam com a matemática em diferentes práticas sociais, na escola e fora dela. A reflexão será conduzida pela ...
O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar
(Universidade Federal de São Carlos, 2017-03-15)
O objeto de análise deste artigo é o curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, PROFMAT, especificamente quanto à sua matriz curricular nas três diferentes versões que se sucederam à sua implantação, ...
Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio
(Universidade Federal de São Carlos, 2014-04)
Neste artigo apresentaremos os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo comparar apostilas e livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, enfocando, a partir da teoria crítica de currículo (SILVA, 2011), conteúdos, ...
Tendência profissionalizante da universidade: o caso da licenciatura em matemática da UFSCar
(Universidade Federal de São Carlos, 2013-12)
Este artigo aborda uma parte da pesquisa que estudou o Curso de Licenciatura em Matemática da UFSCar desde sua criação, em 1975. A partir dos documentos constituídos na pesquisa, observando a organização curricular do ponto ...
Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia
(Universidade Federal de São Carlos, 2022-05)
Este artigo objetiva discutir como se organizou, durante o período de isolamento social devido à pandemia de COVID-19 em 2020, o trabalho docente de professores da Educação Básica, de diferentes áreas, das redes de ensino ...
Estratégias de consagração e de valorização da matemática por meio da OBMEP
(Universidade Federal de São Carlos, 2022-05)
Neste artigo apresentamos alguns resultados de pesquisa sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Trata-se da maior olimpíada de Matemática do mundo, promovida e organizada por matemáticos ...
O pensamento da arte na Educação Matemática: a obra aberta de Athos Bulcão
(Universidade Federal de São Carlos, 2021-11)
Este artigo se baseia em uma Experiência Formativa realizada com estudantes do curso de Licenciatura em
Matemática da Universidade Federal de São Carlos, SP, num projeto que envolve Arte e Educação Matemática. O
objetivo ...
Russell's Paradox: a historical study about the paradox in Frege's theories
(Universidade Federal de São Carlos, 2019-06)
For over twenty years, Frege tried to find the foundations of arithmetic through logic, and by doing this, he attempted to establish the truth and certainty of the knowledge. However, when he believed his work was ...