Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 93
Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender
(Universidade Federal de São Carlos, 2008-09-15)
O objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na ...
A formação do educador reflexivo: um olhar sobre a construção de sua prática pedagógica
(Universidade Federal de São Carlos, 2000-03-15)
A finalidade deste artigo, longe de apresentar “receitas prontas” para a reversão de intervenções pedagógicas sem planejamento, preocupa-se em problematizar a formação do educador do ponto de vista de suas proatividade ...
Neighborhood Impact Assessment an urban sustainability instrument: analysis in medium-sized cities in São Paulo, Brazil
(Universidade Federal de São Carlos, 2022)
The Neighborhood Impact Assessment (NIA) is an important instrument of the Brazilian Urban Policy enacted in the City Statute, Federal Law 10.257/2001. Considered by the national academic literature as a relevant instrument ...
A sociologia econômica nos Estados Unidos: principais autores, conceitos e debates
(Universidade Federal de São Carlos, 2019-04-08)
O artigo revisa a literatura da sociologia econômica, área que alcançou rápida institucionalização a partir do diálogo crítico com a economia neoclássica. Considerando a importância que a área conquistou e a ausência de ...
Hipertensão arterial sistêmica como fator de risco para a forma grave da covid-19: revisão de escopo
(Universidade Federal de São Carlos, 2022-01-10)
OBJETIVO: Identificar se a hipertensão arterial sistêmica se apresenta como um fator de risco para o agravamento da covid-19.MÉTODOS: Trata-se de uma revisão de escopo, as buscas foram realizadas nas bases de dados Lilacs, ...
Crisis, end, or eclipse of reason? Max Horkheimer's Critical Theory contributions to an epistemology of eugenics
(Universidade Federal de São Carlos, 2022-06-29)
This article investigates the epistemological foundations of Francis Galton's eugenics based on Max Horkheimer's Critical Theory. Grounded on a bibliographical research, we analyze the texts in which the English polymath ...
Gamification based learning activities in elementary Brazilian public school
(Universidade Federal de São Carlos, 2020-10-01)
This work presents an iterative method which is based on the serious games development in elementary and high school classes, focusing on the students and teachers experiences from Brazilian scholar reality. Furthermore, ...
A política educacional do primeiro governo petista de São Carlos-SP (2001-2004)
(Universidade Federal de São Carlos, 2010-09)
O artigo propõe uma avaliação da política educacional implementada pelo primeiro governo do Partido dos Trabalhadores no município de São Carlos (SP), entre 2001 e 2004. Nesse período, o panorama educacional brasileiro já ...
Um ambiente de programação multiparadigma voltado à composição musical automática
(Universidade Federal de São Carlos, 2021-02-25)
Na produção de software musical, existe uma forte dependência de fatores como linguagens de programação, paradigmas de raciocínio, bibliotecas, APIs e frameworks. Neste trabalho é apresentada a configuração de um ambiente ...
Fatores associados à não-realização de exame de fezes em uma população amazônica urbana (Mâncio Lima, Acre): implicações em saúde pública
(Universidade Federal de São Carlos, 2022-09-07)
As parasitoses intestinais ainda causam enfermidades na população, principalmente nas regiões menos
favorecidas. Percebe-se certa resistência da população de regiões remotas do Brasil em realizar
procedimentos médicos, ...