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dc.contributor.authorMendes, Ricardo Pertile Frota Teixeira
dc.date.accessioned2022-05-17T14:18:19Z
dc.date.available2022-05-17T14:18:19Z
dc.date.issued2022-03-16
dc.identifier.citationMENDES, Ricardo Pertile Frota Teixeira. Avaliação dos efeitos da pandemia de Covid-19 sobre a evasão estudantil nos cursos superiores de tecnologia do IFSP São Carlos. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16141.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16141
dc.description.abstractThis work is about education, particularly, the phenomenon of student dropout, a common and recurrent problem in educational institutions in general. Studies indicate that the students who start, but do not finish their courses are related to social, academic and economic loss. In the public sector, they correspond to public resources invested without the expected return to society. The research target of the work is the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo, São Carlos campus, covering the period that marks the beginning of the Covid-19 pandemic in Brazil, from mid-March 2020 until December de 2021. The main objective is to understand the strategies to combat student dropout in higher technology courses on campus occurred during the Covid-19 pandemic. In order to evaluate the phenomenon from a chronological perspective, it was decided to break down the main objective into three specific objectives: 1. To verify the institutional response to the pandemic. 2. Evaluate the phenomena of dropout and student retention and the institutional response during the pandemic and 3. Compare dropout indicators before and after the pandemic. The methodological structure includes a bibliographic review, document analysis and participant observation, conducted through semi-structured interviews with representative agents, employees of the institution who work directly and behind the scenes of teaching, including administrative technicians who provide support as facilitators and teachers, the leading characters of the emergency remote teaching system. The evaluation of the Covid-19 institutional contingency plan by the interviewees was positive, contrasting with the common perception of the intensification of dropout phenomenon in the period. Despite the gap between the onset of the pandemic and institutional actions to combat it, good indicators were found for evasion, suggesting that the positive results obtained may be artificial, being biased by the institutional policy.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectCursos tecnológicospor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectCovid-19eng
dc.subjectDropouteng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectHigher technological courseseng
dc.subjectPandemiceng
dc.titleAvaliação dos efeitos da pandemia de Covid-19 sobre a evasão estudantil nos cursos superiores de tecnologia do IFSP São Carlospor
dc.title.alternativeAssessment of the effects of Covid-19 pandemic on student dropout at IFSP São Carlos' higher technology courseseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carvalho, Joelson Gonçalves de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0141039743607067por
dc.description.resumoEste trabalho trata do tema da educação, particularmente, do fenômeno da evasão estudantil, problema comum e recorrente nas instituições de ensino em geral. Estudos apontam que a perda de estudantes que iniciam, mas não terminam seus cursos configura um desperdício social, acadêmico e econômico. No setor público, corresponde a recursos públicos investidos sem o retorno esperado à sociedade. O alvo de investigação do trabalho é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Carlos, abrangendo o período que marca o início da pandemia de Covid-19 no Brasil, a partir de meados de março de 2020 até dezembro de 2021. O objetivo principal consiste em avaliar como ocorreu o enfrentamento à evasão nos cursos superiores de tecnologia do campus durante a pandemia de Covid-19. A fim de se investigar o fenômeno sob uma perspectiva cronológica, optou-se por desmembrar o objetivo principal em três objetivos específicos: 1. Verificar qual a resposta institucional frente à pandemia. 2. Avaliar os fenômenos da evasão e permanência estudantil à luz da resposta institucional durante a pandemia e 3. Comparar os indicadores de evasão no período que antecede e sucede a pandemia. A estrutura metodológica adotada consiste em revisão bibliográfica e análise documental, seguida de entrevistas semiestruturadas com agentes representativos, servidores da instituição que atuam diretamente e nos bastidores do ensino, desde técnicos-administrativos que fornecem o apoio como facilitadores aos docentes, protagonistas e facilitadores no processo de ensino do novo regime a distância adotado. A avaliação da política institucional de contingência à Covid-19 pelos entrevistados foi positiva, contrastando com a percepção comum de agravamento do fenômeno da evasão no período. Apesar do hiato entre a instalação da pandemia e as ações institucionais de enfrentamento à pandemia e a percepção dos entrevistados, foram verificados bons indicadores para a evasão, levantando a hipótese de que os resultados positivos apurados possam ser artificiais, estando enviesados pela política adotada.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1540492076655091por


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