Show simple item record

dc.contributor.authorYamaguti, Emerson Takumi
dc.date.accessioned2022-07-14T16:55:46Z
dc.date.available2022-07-14T16:55:46Z
dc.date.issued2022-04-19
dc.identifier.citationYAMAGUTI, Emerson Takumi. Os mares revoltos de luta, resistência e beleza: a arte na transformação do silêncio em linguagem e ação dos corpos gays com deficiência. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos da Condição Humana) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16382.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16382
dc.description.abstractThe sea forms a border zone and, in the chanting of Yemanja, all subalternized bodies are embraced, as well as their resistances and struggles. The attempts of the LGBTQIA+ disabled bodies to survive in a Eurocentric, heteronormative, racist, and sexist society. These are historically marginalized, silenced groups that, through social movements, against hegemonic thinking and in favor of the re-signification of identities, of race, gender, class, or sexual orientation, offer voice and visibility to subjects that are considered to be minority groups. The place of speech and the theater as a social location of these groups for their narratives, subjectivities, and dialogues with the dominant class are central axes of this research. The present study aims to analyze and understand how it is possible for LGBT people with disabilities to transform silence into language and action through theater. The tool to carry out the data collection is the Oral History method in the oral life history modality and the background that dialogues and grounds the understanding of decoloniality of LGBT bodies with disabilities and provokes a reflection on the human condition and the relationships that are established in a broad system, is grounded in feminist studies (decolonial and intersectional). The participants of the study are two gay adults with disabilities involved in activities focused on theater and culture in general. Thus, with this study we hoped to analyze theater as a tool that offers driving force for the voices of LGBT people with disabilities to be heard and represented; collaborate to understand the hegemonic process of silencing through which these groups have been submitted; and understand the process of construction of subjectivities, the formation of narratives, and the transformation of pains into language and action through theater. The results obtained through the analysis of the interviews were that art, in this case dance and theater, provide the possibility of developing dialogues for the formation of a network of counter-hegemonic discourses, the formation of social identity, and aid in the elaboration of issues involving sexuality and the acceptance of the body with disability. Contradictorily, in these spaces it was observed the presence of prejudiced attitudes and intolerance, making these environments not welcoming.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPessoa com deficiênciapor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectArtepor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectLGBTpor
dc.subjectDisabled personeng
dc.subjectGenreeng
dc.subjectTheatereng
dc.subjectArteng
dc.subjectSexualityeng
dc.titleOs mares revoltos de luta, resistência e beleza: a arte na transformação do silêncio em linguagem e ação dos corpos gays com deficiênciapor
dc.title.alternativeThe raging seas of struggle, resistance and beauty: art in the transformation of silence into language and action of gay bodies with disabilitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mendonça, Viviane Melo de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4827331651090223por
dc.description.resumoO mar forma uma zona fronteiriça e, no acalanto de Iemanjá, todos os corpos, corpas e corpes subalternizados são recolhidos, bem como suas resistências e lutas. Travam-se as tentativas de sobrevivências dos corpos LGBTQIA+ com deficiência numa sociedade eurocêntrica, heteronormativa, racista e sexista. São grupos historicamente marginalizado, silenciados, que através dos movimentos sociais, contra o pensamento hegemônico e a favor da ressignificação das identidades, sejam elas de raça, de gênero, de classe ou orientação sexual, oferecem voz e visibilidade aos sujeitos que são considerados como grupos minoritários. O lugar de fala e o teatro como localização social desses grupos para as suas narrativas, subjetividades e diálogos com a classe dominante são eixos centrais desta pesquisa. O presente estudo tem por objetivo analisar e compreender como é possível às pessoas LGBT com deficiências transformar o silêncio em linguagem e ação através do teatro. A ferramenta para realizar a coleta de dados é o método de História Oral na modalidade história oral de vida e o pano de fundo que dialoga e fundamenta a compreensão da decolonidade dos corpos LGBT com deficiência e provoca uma reflexão sobre a condição humana e as relações que se estabelecem em um sistema amplo, é fundamentado nos estudos feministas (decolonial e interseccional). Os participantes do estudo são dois adultos gays com deficiência envolvidos com atividades voltadas para as teatro e cultura em geral. Dessa forma, com este estudo esperou-se analisar o teatro como instrumento que oferece força motriz para que as vozes das pessoas LGBT com deficiência sejam ouvidas e representadas; colaborar para compreender o processo hegemônico do silenciamento pelo qual esses grupos foram submetidos e compreender o processo de construção das subjetividades, a formação das narrativas e a transformação das dores em linguagem e ação através do teatro. Os resultados obtidos através das análises das entrevista foram que a arte, no caso a dança e o teatro, proporciona a possibilidade de desenvolver diálogos para a formação de uma rede de discursos contra hegemônicos, a formação da identidade social, auxílio para a elaboração de questões que envolvem a sexualidade e a aceitação do corpo com deficiência. Contraditoriamente, nesses espaços foi observado a presença de atitudes capacitistas e de intolerância, tornando esses ambientes não acolhedores.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana - PPGECH-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCApor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRALpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5403302550449932por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil