Show simple item record

dc.contributor.authorNatal, Isabella
dc.date.accessioned2022-09-13T13:14:09Z
dc.date.available2022-09-13T13:14:09Z
dc.date.issued2022-07-25
dc.identifier.citationNATAL, Isabella. Avaliação da aprendizagem, formação docente e atuação profissional: uma análise desse processo na perspectiva de professores da educação básica. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16606.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16606
dc.description.abstractThis study has as perspective the promotion of data that contribute to the improvement of the evaluation practices, as well as to a review in the approaches of the evaluation theme in the teacher education courses. Our goal is to analyze the understanding of teachers about the assessment of learning approached in the process of initial training and the consequences of the discipline of Educational Assessment in their professional performance. In this sense, the research contemplates as specific objectives the necessity to: investigate what teachers understand by evaluation, what they defend and what they propose; identify the evaluation practices mentioned by teachers in the teaching-learning process; punctuate the limits and the reaches of the evaluation practices pointed out by teachers in their professional performance. The research is based on the epistemology of practice as a theoretical strand and on authors such as: Tardif (2000, 2012), Nóvoa (1992, 2017, 2019) and Gauthier et al (1998), to discuss the knowledge that underlies both the training and the professional performance of teachers; in addition to Freitas (1995, 2009), Hoffmann (1995, 2005, 2008), Luckesi (1995, 2000 e 2011), Vasconcellos (2006) and Villas Boas (2011), who deal with learning evaluation and its implications in Basic Education. Based on a qualitative approach, Bogdan and Biklen (1994), Lüdke and André (1986) and Gil (2008), and an exploratory-descriptive study (SELLTIZ et al, 1965), the analysis was developed with the completion of questionnaires applied to teachers mostly working in the public education system, graduates of the undergraduate courses of a higher education institution, an Autarchy under private law in the city of Avaré, São Paulo, who attended the subject Educational Assessment, offered by the institution. The analyzed data were organized into four category of analysis: 1) identity profile of professional training; 2) evaluation of learning, curriculum and initial training; 3) evaluation of learning and professional knowledge; 4) evaluation of learning and pedagogical practices. The results point to a probable contribution of the discipline of Educational Assessment in the initial training and possible reflexes on the professional performance, promoting the appropriation of concepts incorporated into the teachers' speeches, from a diagnostic, formative and procedural perspective, collaborating with the diversity of processes and allowing a more reflective and investigative posture focused on student learning.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação da aprendizagempor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectAtuação profissionalpor
dc.subjectLearning assessmenteng
dc.subjectInitial trainingeng
dc.subjectProfessional performanceeng
dc.titleAvaliação da aprendizagem, formação docente e atuação profissional: uma análise desse processo na perspectiva de professores da educação básicapor
dc.title.alternativeLearning assessment, teacher training, and professional performance: an analysis of this process from the perspective of basic education teachers.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Onofre, Márcia Regina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7176529351192598por
dc.description.resumoEsse estudo traz como perspectiva a promoção de dados que contribuam para a melhoria das práticas avaliativas, como também para uma revisão nas abordagens do tema avaliação nos cursos de formação de professores. Nosso objetivo é o de analisar a compreensão dos professores sobre a temática da avaliação da aprendizagem abordada no processo de formação inicial e os reflexos da disciplina Avaliação na atuação profissional. Nesse sentido, a pesquisa contempla como objetivos específicos a necessidade de: investigar sobre o que os professores compreendem por avaliação, o que defendem e o que propõem; identificar quais as práticas avaliativas mencionadas pelos professores no processo de ensino-aprendizagem; pontuar sobre os limites e os alcances das práticas avaliativas apontados pelos professores na atuação profissional. A investigação fundamenta-se na epistemologia da prática como vertente teórica, em autores tais como: Tardif (2000, 2012), Nóvoa (1992, 2017, 2019) e Gauthier et al (1998), para discutir os saberes que embasam tanto a formação quanto a atuação profissional docente; também foram levantados estudos que tratam da avaliação da aprendizagem e suas implicações na Educação Básica, como Freitas (1995, 2009), Hoffmann (1995, 2005, 2008), Luckesi (1995, 2000 e 2011), Vasconcellos (2006) e Villas Boas (2011). Partindo de uma abordagem qualitativa, Bogdan e Biklen (1994), Lüdke e André (1986) e Gil (2008), e de um estudo exploratório-descritivo (SELLTIZ et al, 1965), a análise desenvolveu-se com a realização de questionários aplicados a professores majoritariamente atuantes na rede pública de ensino, egressos dos cursos de licenciatura de uma instituição de ensino superior, uma autarquia de direito privado do município de Avaré, interior de São Paulo, que cursaram a disciplina Avaliação Educacional, oferecida pela instituição. Os dados analisados foram organizados em quatro categorias de análise: 1) perfil identitário de formação profissional; 2) avaliação da aprendizagem, currículo e formação inicial; 3) avaliação da aprendizagem e saberes profissionais; 4) avaliação da aprendizagem e práticas pedagógicas. Os resultados apontam para uma provável contribuição da disciplina de Avaliação Educacional na formação inicial e possíveis reflexos na atuação profissional, promovendo nos professores a apropriação de conceitos incorporados em suas falas, numa perspectiva diagnóstica, formativa e processual, colaborando com a diversidade de processos e permitindo uma postura mais reflexiva e investigativa com foco na aprendizagem dos alunos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9780002643811861por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil