Show simple item record

dc.contributor.authorGomes, Fernanda Rodrigues
dc.date.accessioned2022-10-05T19:48:56Z
dc.date.available2022-10-05T19:48:56Z
dc.date.issued2022-09-02
dc.identifier.citationGOMES, Fernanda Rodrigues. Um estudo exploratório envolvendo criptografia e fatoração numérica. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16811.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16811
dc.description.abstractThis research aims to investigate the implications of applying a teaching sequence using cryptography and numerical factoring in the learning of 1st grade high school students. Cryptography has several applications in today’s society, from the security of accessing a social network to even the protection of banking data; In this sense, the research sought to present students from the history of cryptography to the functioning of RSA cryptography and the role of a hacker in this environment. We tried to make a didactic approach using videos, text, certificates from social networks and a final challenge. The students became "hackers of good", performing the factorization of compound numbers contained in the keys of the challenge and decoding the message of each urn using a pre-coded table, to arrive at the result.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCryptography RSAeng
dc.subjectNumerical Factorizationeng
dc.subjectHackereng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectCriptografia RSApor
dc.subjectFatoração Numéricapor
dc.subjectEnsinopor
dc.titleUm estudo exploratório envolvendo criptografia e fatoração numéricapor
dc.title.alternativeAn exploratory study involving cryptography and numerical factoringeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carvalho, Silvia Maria Simões de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8244087426759161por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo investigar as implicações da aplicação de uma sequência de ensino utilizando criptografia e fatoração numérica na aprendizagem de estudantes da 1a série do Ensino Médio. A criptografia possui diversas aplicações na sociedade atual, desde a segurança de acessar uma rede social até mesmo a proteção de dados bancários; neste sentido a pesquisa buscou apresentar aos estudantes desde o histórico da criptografia até o funcionamento da criptografia RSA e o papel de um hacker neste ambiente. Procuramos fazer uma abordagem didática utilizando vídeos, texto, certificados das redes sociais e um desafio final. Os estudantes se tornaram “hackers do bem”, realizando a fatoração de números compostos contidos nas chaves do desafio e decodificando a mensagem de cada urna utilizando uma tabela pré-codificada, para chegar ao resultado.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/9451515574391476por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil