Show simple item record

dc.contributor.authorGalão, Sabrina Aparecida
dc.date.accessioned2022-10-14T14:32:11Z
dc.date.available2022-10-14T14:32:11Z
dc.date.issued2022-08-18
dc.identifier.citationGALÃO, Sabrina Aparecida. Atuação dos orientadores pedagógicos dos centros de educação infantil do município de Sorocaba. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16877.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16877
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the role of the Pedagogical Advisor who works in the public network in Early Childhood Education institutions in a city in the interior of São Paulo. As specific objectives were defined: 1) to know the Pedagogical Advisor's perspective regarding his/her professional role; 2) to investigate the challenges, potentialities and characteristics of the work and significant experiences about the performance in the area. The research was based on the Cultural-Historical Theory and semi-structured interviews were carried out with 5 (five) Pedagogical Advisors effective in the position for more than five years. The information obtained indicates that the participants addressed the relevance of this professional's work and presented several dimensions about their role in Early Childhood Education, covering actions aimed at planning; the teaching-learning process and the training of teachers and education assistants. Challenges highlighted include: gaps in initial training; lack of continuing education; performance in two school units and various activities that extrapolate the functions related to the Pedagogical Advisor. The potential of the work involves the configuration of a school environment more favorable to the observation of child development, based on the pedagogical strategies carried out by the teachers; the training of educators and the existence of pedagogical actions that are more integrated with school agents. Regarding the experiences, it was observed that the participants exposed important events in their professional trajectories, based on the interrelation of social, cognitive and affective aspects. It is argued that, due to the complexity that permeates the reality of the Pedagogical Advisor's performance, it is understood that it is necessary to value this and other professionals in Education, especially in Early Childhood Education, from the recognition of the work of the Pedagogical Advisor. Pedagogical Advisor, aiming at the quality of care offered to early childhood.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtuaçãopor
dc.subjectCoordenação pedagógicapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPerformancepor
dc.subjectPedagogical coordinationeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.titleAtuação dos orientadores pedagógicos dos centros de educação infantil do município de Sorocabapor
dc.title.alternativeActuación de asesores pedagógicos de centros de educación infantil del municipio de Sorocabaspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sant'Ana, Isabella Mendes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7860235863062183por
dc.description.resumoEste estudo visou investigar a atuação do Orientador pedagógico que atua na rede pública em instituições de Educação Infantil de um município do interior paulista. Como objetivos específicos foram definidos: 1) conhecer a perspectiva do Orientador pedagógico a respeito do seu papel profissional; 2) investigar os desafios, potencialidades e características do trabalho e vivências significativas sobre a atuação na área. A pesquisa se pautou na Teoria Histórico-cultural e foram feitas entrevistas semiestruturadas com 5 (cinco) Orientadores Pedagógicos efetivos no cargo há mais de cinco anos. As informações obtidas apontam que as participantes abordaram a relevância do trabalho desse profissional e apresentaram diversas dimensões sobre seu papel na Educação Infantil, abrangendo ações voltadas ao planejamento; ao processo de ensino-aprendizagem e à formação dos professores e auxiliares de educação. Os desafios apontados incluem: lacunas na formação inicial; falta de formação continuada; atuação em duas unidades escolares e atividades diversas que extrapolam as funções relacionadas ao Orientador Pedagógico. As potencialidades do trabalho envolvem a configuração de um ambiente escolar mais favorável à observação do desenvolvimento infantil, com base nas estratégias pedagógicas realizadas pelos professores; a formação de educadores e a existência de ações pedagógicas mais integradas com os agentes das escolas. No que concerne às vivências, observou-se que as participantes expuseram acontecimentos marcantes de suas trajetórias profissionais, com base na inter-relação de aspectos sociais, cognitivos e afetivos. Discute-se que, em virtude da complexidade que permeia a realidade da atuação do Orientador Pedagógico, entende-se que é preciso que haja a valorização desse e dos demais profissionais da Educação, em especial da Educação Infantil, a partir do reconhecimento do trabalho do Orientador Pedagógico, visando a qualidade do atendimento ofertado à primeira infância.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0966995604985853por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil