Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Cristian Ribeiro de
dc.date.accessioned2022-11-07T14:29:01Z
dc.date.available2022-11-07T14:29:01Z
dc.date.issued2022-10-24
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Cristian Ribeiro de. Uma proposta de metodologia do ensino de filosofia acerca do pensamento kierkegaardiano. 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16988.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16988
dc.description.abstractTo develop a critical, creative and autonomous citizen based on reflective thinking, this is the challenge that we propose in the present work, following the Kierkegaardian philosophy and seeking to dialogue with premises that encompass the existentialist philosophy and passing with considerable emphasis on the pedagogy of Paulo Freire. We chose to face the challenge of thinking about an education that aims at the construction and effectiveness of subjectivity in a process of humanization of the individual, where the edification must happen inside each existing one in the midst of its relationship with the world. We were able to achieve our goals, namely, to think about the possibility of working with Kierkegaardian thinking on the ground of the Brazilian basic education classroom, promoting constant dialogue with the contemporary educational urgency that should promote a critical awakening in the student class through existential philosophy. Within this conception, the impossibility of impartial education was proved, given that the educator must take a stand on the difficult task of being both a master and an apprentice. To think about an education that really has an effective commitment to the subjectivity of each existing, with the ethical transformation of society and the edification of people. Finally, the present work evokes the need to think about an education that has as its main objective the construction of authenticity and, consequently, the development of a critical, ethical and political conscience of people, allowing them to understand the possibility they have to change the directions of society and thus create culture.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectExistencialismopor
dc.subjectPhilosophyeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectExistentialismeng
dc.titleUma proposta de metodologia do ensino de filosofia acerca do pensamento kierkegaardianopor
dc.title.alternativeA proposal for a methodology for teaching philosophy about Kierkegaardian thoughteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Maamari, Adriana Mattar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5707827597161294por
dc.description.resumoDesenvolver um discente crítico, criativo e autônomo a partir do pensar reflexivo, eis o desafio que nos propomos no presente trabalho trilhando pela filosofia kierkegaardiana, buscando dialogar com premissas que engloba a filosofia existencialista e passando, com considerável destaque, pela pedagogia de Paulo Freire, almejando demonstrar congruência entre o filosofo dinamarquês e o pensador brasileiro. Escolhemos encarar o desafio de pensar uma educação que visa a construção e efetivação da subjetividade em um processo de humanização do indivíduo, onde a edificação deve acontecer no interior de cada existente em meio a sua relação com o mundo. Conseguimos atingir nossos objetivos, a saber, pensar na possibilidade de se trabalhar o pensamento kierkegaardiano no solo da sala da educação básica brasileira promovendo constante diálogo com a urgência contemporânea educacional que deve promover um despertar crítico na classe discente através da filosofia existencial. Dentro desta concepção provou-se a impossibilidade de uma educação imparcial, haja vista que o educador deve posicionar-se diante da difícil tarefa de ser ao mesmo tempo mestre e aprendiz. Para pensar uma educação que realmente tenha um compromisso efetivo com a subjetividade de cada existente, com a transformação ética da sociedade e a edificação das pessoas. Por fim, o presente trabalho evoca a necessidade de pensar uma educação que tenha como objetivo maior a construção da autenticidade e consequentemente o desenvolvimento de uma consciência crítica, ética e política das pessoas, permitindo-lhes a compreensão da possibilidade que têm de modificar os rumos da sociedade e dessa forma criar cultura.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia - PROF-FILOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::EPISTEMOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::ETICApor
dc.description.sponsorshipId5779759por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9853505003458683por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil