Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPaula, Fernanda
dc.date.accessioned2022-11-09T18:45:52Z
dc.date.available2022-11-09T18:45:52Z
dc.date.issued2022-09-26
dc.identifier.citationPAULA, Fernanda. O Ensino de Microbiologia nas escolas como forma de prevenção de doenças infecciosas: uma análise crítica do currículo paulista. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17007.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17007
dc.description.abstractMicrobiology is the science devoted to the study of microscopic organisms, such as bacteria, fungi, protozoa and viruses, and their biological activities. As development of microbiology it was discovered that microorganisms are related to the cause of infectious diseases and, as a form of prevention, there was a need to improve basic sanitation and hygiene conditions. Still Today, infectious diseases are a public health problem in Brazil and It is extremely important to reinforce prevention measures, based on policies public. Thus, schools play a key role in promoting hygiene education and other disease prevention measures. the teaching of microbiology is already present in basic education in the disciplines of Science and biology, and can be further explored with the specific objective of preventing infectious diseases. However, so that the teaching of microbiology does not become abstract for the students, it is necessary that the teaching-learning process be significant. Thus, this work aimed to carry out an analysis critique of microbiology skills, with an emphasis on teaching diseases infectious diseases, present in the Paulista Curriculum and in the support materials, “Curriculum in Action”, made available by the State of São Paulo to students and teachers of the public network. In addition, a bibliographic survey of alternative methodologies for teaching microbiology in basic education, with the objective of proposing didactic activities to facilitate and improve the quality of the teaching-learning process, making the teaching of microbiology a effective way to promote the prevention and knowledge of infectious diseases.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMicrobiologiapor
dc.subjectDoenças Infecciosaspor
dc.subjectMetodologias de Ensinopor
dc.subjectCurrículo Paulistapor
dc.subjectMicrobiologyeng
dc.subjectPaulista Curriculumeng
dc.subjectinfectious diseaseseng
dc.subjectteaching methodologieseng
dc.titleO Ensino de Microbiologia nas escolas como forma de prevenção de doenças infecciosas: uma análise crítica do currículo paulistapor
dc.title.alternativeTeaching Microbiology in schools as a way of Infectious disease prevention: a critical analysis from the São Paulo curriculumeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Duarte, Iolanda Cristina Silveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2626035341263254por
dc.description.resumoA microbiologia é a ciência destinada ao estudo de organismos microscópicos, como as bactérias, fungos, protozoários e vírus, e suas atividades biológicas. Com o desenvolvimento da microbiologia descobriu-se que os microrganismos estão relacionados com a causa das doenças infecciosas e, como forma de prevenção, viuse a necessidade de melhorias nas condições de saneamento básico e higiene. Ainda hoje as doenças infecciosas tratam-se de um problema de saúde pública no Brasil e é de extrema importância reforçar as medidas de prevenção, a partir de políticas públicas. Assim, as escolas assumem um papel fundamental para a promoção da educação de higiene e outras medidas de prevenção de doenças. O ensino de microbiologia já está presente na educação básica nas disciplinas de Ciências e Biologia, podendo ser ainda mais exploradas com o objetivo específico de prevenir doenças infecciosas. Entretanto, para que o ensino da microbiologia não se torne abstrato para os alunos, é preciso que o processo de ensino-aprendizagem seja significativo. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo realizar uma análise crítica das habilidades de microbiologia, com ênfase no ensino de doenças infecciosas, presentes no Currículo Paulista e nos materiais de apoio, “Currículo em Ação”, disponibilizados pelo Estado de São Paulo para os estudantes e professores da rede pública. Além disso, foi realizado um levantamento bibliográfico de metodologias alternativas para o ensino de microbiologia na educação básica, com o objetivo de propor atividade didáticas para facilitar e melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, tornando o ensino de microbiologia uma forma efetiva de promover a prevenção e conhecimento das doenças infecciosas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9691714903069307por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Sopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil