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dc.contributor.authorPaulo, Leonardo Martins de
dc.date.accessioned2022-11-17T11:36:51Z
dc.date.available2022-11-17T11:36:51Z
dc.date.issued2022-10-13
dc.identifier.citationPAULO, Leonardo Martins de. As cordas vibrantes: uma sugestão contextualizada no ensino de Matemática e Física. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17036.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17036
dc.description.abstractThe purpose of this work is to carry out a research of both historical and scientific concepts, related to the waves produced by vibrating strings. During the preparation of the text, a bibliographic and theoretical survey was carried out on the main researchers of the subject, and the motivations for the discoveries in the field of music and science, thus strengthening the debate and deepening of the theme. In the first pages, the observation made by Pythagoras and his school is reported, referring to the stretched string when placed to vibrate, producing sounds in different frequencies. Since then, the participation of mathematics in this movement, or even in the various later times and different chapters of history, involved ideas, thinkers, and theories that developed over the centuries, such as the wave equation. Next, as an emphasis on the evolution of the concepts exposed and argued, a theoretical-practical application will also be made, where the examples presented and discussed through the Fourier equation are directly connected in this scope. We also suggest, in a didactic way, the construction of a lesson plan, composed of questions from recent entrance exams, where the objective is to lead the student to critical thinking, facing the analysis and solving of exercises in diverse and complex contexts, thus strengthening the debate and enrichment of the teaching and learning process.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVibração de cordas esticadaspor
dc.subjectEquação de ondaspor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectPlano de aulapor
dc.subjectSituações-problemapor
dc.subjectVibration of stretched stringseng
dc.subjectWave equationeng
dc.subjectStoryeng
dc.subjectClass planeng
dc.subjectProblem situationseng
dc.titleAs cordas vibrantes: uma sugestão contextualizada no ensino de Matemática e Físicapor
dc.title.alternativeThe vibrating strings: a contextualized suggestion for teaching Mathematics and Physicseng
dc.title.alternativeLas cuerdas vibrantes: una sugerencia contextualizada para la enseñanza de las Matemáticas y la Físicaspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Venezuela, Antonio Luís
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8722224671269332por
dc.description.resumoO propósito desse trabalho é a realização de uma pesquisa tanto de conceitos históricos quanto científicos, relacionados às ondas produzidas pelas cordas vibrantes. Durante a elaboração do texto, foi realizado um levantamento bibliográfico e teórico sobre os principais pesquisadores do assunto, e as motivações para as descobertas no campo musical e da ciência, fortalecendo assim o debate e aprofundamento do tema. Nas primeiras páginas, se relata a observação feita por Pitágoras e sua escola, referindo-se a corda esticada quando colocada para vibrar, produzindo sons nas diversas frequências. Desde então, a participação da matemática nesse movimento, ou mesmo nas diversas épocas posteriores e capítulos diferentes da história, envolveu ideias, pensadores, e teorias que se desenvolveram no decorrer dos séculos, tal como a equação de ondas. A seguir, como ênfase na evolução dos conceitos expostos e argumentados, será feita também uma aplicação de cunho teórico-prática, onde, os exemplos apresentados e discutidos através da equação de Fourier, se conectam diretamente nesse escopo. Sugerimos também, de maneira didática, a construção de um plano de aula, composto por questões de vestibulares recentes, onde o objetivo é conduzir o aluno ao pensamento crítico, frente à análise e resolução de exercícios em contextos diversos e complexos, fortalecendo assim o debate e enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/9942981602517434por


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