Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorBaena, Pâmela Keiti
dc.date.accessioned2022-11-24T18:45:10Z
dc.date.available2022-11-24T18:45:10Z
dc.date.issued2022-09-27
dc.identifier.citationBAENA, Pâmela Keiti. Masculino & Feminino: a androginia na música brasileira (1966-1985). 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos da Condição Humana) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17076.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17076
dc.description.abstractAndrogyny proved to be an aesthetic expression that was very present in the 20th century, particularly with regard to the western music scene. From the 1970s onwards, groups and artists incorporated this aesthetic into their musical and theatrical performances, bringing the importance of the visual to the fields of sound and interpretation. The music represented by the image. But where does this aesthetic come from and what elements can be considered androgynous in musical performance? What was the importance of this artistic movement in contemporary Brazilian music? Can it be thought of as a continuous movement or are they, in each epoch, isolated forms of expression? To guide these questions, the androgynous aesthetics in Brazilian music album covers and inserts during the second half of the 20th century, more precisely between 1966 and 1985, under the influence of social movements in the context of sexual liberation , counterculture and the explosion of rock facilitated by the media around the world and, in Brazil, in the context of the Military Regime and the censorship of artistic productions, influenced by the tropicalist movement. Using analysis of documental sources according to historiography as a research methodology, it was intended to know the history of androgyny; point out its importance to the English musical movement called glam rock; to weave connections between Brazilian artists who fit into such a category; and to reflect on the meanings of these approaches in music, facing a society in which gender binarism has been questioned. It was concluded that androgyny operates through vagueness and ambiguity, with the intention of transgressing any form of normativity.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAndroginiapor
dc.subjectRegime Militarpor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectPerformancepor
dc.subjectAndrogynyeng
dc.subjectMilitary Regimeeng
dc.subjectMusiceng
dc.subjectGendereng
dc.titleMasculino & Feminino: a androginia na música brasileira (1966-1985)por
dc.title.alternativeMale & Female: androgyny in Brazilian music (1966-1985)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Coutinho, Luciana Cristina Salvatti
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2688318704089723por
dc.contributor.advisor-co1Leite Júnior, Jorge
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7253561448346772por
dc.description.resumoA androginia mostrou-se uma expressão estética muito presente no século XX, em particular no que se refere ao cenário musical ocidental. A partir dos anos 1970, grupos e artistas incorporaram tal estética às suas performances musicais e teatrais, trazendo a importância do visual para os campos do som e da interpretação. A música representada pela imagem. Mas de onde provém essa estética e que elementos podem ser considerados andróginos na performance musical? Qual foi a importância desse movimento artístico na música brasileira contemporânea? Pode-se pensá-lo como um movimento contínuo ou são, em cada época, formas de expressão isoladas? Para guiar esses questionamentos, tem-se como objeto a estética andrógina em capas e encartes de discos da música brasileira durante a segunda metade do século XX, mais precisamente entre os anos 1966 e 1985, sob a influência dos movimentos sociais no contexto de liberação sexual, contracultura e explosão do rock facilitada pelas mídias no mundo e, no Brasil, no contexto do Regime Militar e da censura das produções artísticas, com influência do movimento tropicalista. Utilizando de análise de fontes documentais de acordo com a historiografia como metodologia de pesquisa, pretendeu-se conhecer o histórico da androginia; apontar a sua importância para o movimento musical inglês chamado glam rock; tecer as conexões entre os artistas brasileiros que se encaixavam em tal categoria; e refletir sobre os significados dessas abordagens na música, frente a uma sociedade em que o binarismo de gênero vem sendo colocado em questão. Concluiu-se que a androginia opera por meio da indefinição e pela ambiguidade, com a intenção de transgredir qualquer forma de normatividade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana - PPGECH-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.description.sponsorshipIdProcesso nº 88887.602207/2021-00, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).por
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0457602425911721por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil