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dc.contributor.authorFilla, Munique Gaio
dc.date.accessioned2023-02-06T13:51:51Z
dc.date.available2023-02-06T13:51:51Z
dc.date.issued2022-12-09
dc.identifier.citationFILLA, Munique Gaio. A ambiguidade do Eu na teoria freudiana: um estudo a partir do conceito de narcisismo. 2022. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17340.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17340
dc.description.abstractThis study aims to sustain the radical ambiguity of the Ego (Ich) in Freudian theory, taking narcissism as a guiding thread. At the beginning of our journey, we presented Freud's first metapsychological theory and the idea of psychic conflict on which it was based, carried out by the opposition between the Ego and sexuality. Next, we show how the introduction of narcissism affects this disposition of conflict, insofar as it modifies the status of the Ego, which also has a sexual nature, bringing it closer to the opposite pole, the one from which it defended itself. From this, we indicate how narcissism impels the reconfigurations proposed by the psychoanalyst in the field of drive theory and psychic topography, in the “turn” of 1920. Considering that such changes do not solve the problem of the Ego, but bring even more complexity to this psychic instance, we show the border position that it comes to occupy between the Id, the Superego and the external world, in addition to the dubious relationship it establishes with the life drives and the death drives. Once again, starting from narcissism, specifically from its contribution to the notion of desexualization, we emphasize that the Ego does not only serve the life drives and their binding objective, as it happens when it performs the synthesis function that characterizes it. In its identification processes, the Ego transforms object libido into narcissistic libido and abandons its love objects. With this, it desexualizes the libido, weakens the erotic components that maintain the fusion between the life and death drives and causes the defusion of drives, also serving to the unbinding. Finally, we approach the foundations of psychoanalytic treatment, highlighting how the technique moves towards the objective of strengthening the Ego in Freud's writings, in order to finally make explicit an internal tension in his theory. The bet on the Ego in the psychoanalytic clinic is confronted with the internal contradictions that this psychic instance carries, demonstrated throughout the work from the point of view of narcissism.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFreudpor
dc.subjectEupor
dc.subjectNarcisismopor
dc.subjectAmbiguidadepor
dc.subjectTratamento psicanalíticopor
dc.subjectEgopor
dc.subjectNarcissismeng
dc.subjectAmbiguityeng
dc.subjectPsychoanalytic treatmenteng
dc.titleA ambiguidade do Eu na teoria freudiana: um estudo a partir do conceito de narcisismopor
dc.title.alternativeThe ambiguity of the Ego in Freudian theory: a study based on the concept of narcissismeng
dc.title.alternativeL'ambiguïté du moi dans la théorie freudienne: une étude à partir du concept de narcissismefre
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Soria, Ana Carolina Soliva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2903416522364971por
dc.description.resumoEste estudo tem o propósito de sustentar a ambiguidade radical do Eu (Ich) na teoria freudiana, tomando o narcisismo como fio condutor. No início de nosso percurso, apresentamos a primeira teoria metapsicológica de Freud e a ideia de conflito psíquico sobre a qual se apoiava, protagonizado pela oposição entre o Eu e a sexualidade. Na sequência, mostramos como a introdução do narcisismo afeta esta disposição do conflito, na medida em que modifica o estatuto do Eu, que também passa a ter uma natureza sexual, aproximando-o do polo oposto, aquele do qual ele se defendia. A partir disso, indicamos como o narcisismo impulsiona as reconfigurações propostas pelo psicanalista no campo da teoria pulsional e da tópica psíquica, na “virada” de 1920. Considerando que tais mudanças não resolvem o problema do Eu, mas trazem ainda mais complexidade a essa instância psíquica, mostramos a posição fronteiriça que esta passa a ocupar entre o Isso, o Supereu e o mundo externo, além da relação dúbia que ela estabelece com as pulsões de vida e as pulsões de morte. Mais uma vez a partir do narcisismo, especificamente de sua contribuição para a noção de dessexualização, destacamos que o Eu não serve apenas às pulsões de vida e seu objetivo de ligação, como acontece quando desempenha a função de síntese que o caracteriza. Em seus processos identificatórios, o Eu transforma libido objetal em libido narcísica e abandona seus objetos de amor. Com isso, dessexualiza a libido, enfraquece os componentes eróticos que mantém a fusão entre as pulsões de vida e de morte e provoca a desfusão pulsional, servindo também ao desligamento. Em último lugar, abordamos os fundamentos do tratamento psicanalítico, destacando como a técnica se encaminha para o objetivo de fortalecimento do Eu nos escritos de Freud, para enfim explicitar uma tensão interna à sua teoria. A aposta no Eu na clínica psicanalítica é confrontada com as contradições internas que essa instância psíquica carrega, demonstradas ao longo do trabalho a partir do narcisismo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::EPISTEMOLOGIApor
dc.description.sponsorshipIdCódigo de Financiamento 001 - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.description.sponsorshipIdProcesso nº 2018/09039-0 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1337863356487950por


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