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dc.contributor.authorSilva, Matheus Henrique da
dc.date.accessioned2023-03-13T16:47:12Z
dc.date.available2023-03-13T16:47:12Z
dc.date.issued2023-02-13
dc.identifier.citationSILVA, Matheus Henrique da. Adolescência e ansiedade: interfaces com a Educação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17482.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17482
dc.description.abstractAdolescence is a phase characterized by numerous changes, covering bodily, cultural and psychosocial aspects that can be related to situations of mental illness, in particular, symptoms related to anxiety. This work aims to address the relationship between adolescence, anxiety and education, considering dimensions related to the development and school life of adolescents (specifically high school students), with a view to focusing on theoretical assumptions related to these themes and their possible connections. For that, a narrative review was carried out (ROTHER, 2007). The following topics are addressed: concept and historical context of adolescence; puberty and psychosocial aspects of adolescent development; anxiety and adolescence, historical aspects of education and school; and about the adolescent’s school life. It discusses the importance of carrying out proposals for the prevention and awareness of anxiety in schools, monitoring and offering the necessary specialized support to adolescents who have difficulties in dealing with the pressures and conflicts that may arise at this stage and during their schooling, seeking to create possibilities for the psychosocial strengthening of this subject and his better integration into society. It is concluded that adolescence is historically constituted in social and economic relations and is not made in biological changes, with the experience of adolescents being marked by the biases of capitalist society and man’s behavior in contemporary times.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectAnsiedadepor
dc.subjectEducação Escolarpor
dc.subjectAdolescenceeng
dc.subjectAnxietyeng
dc.subjectSchool Educationeng
dc.titleAdolescência e ansiedade: interfaces com a Educaçãopor
dc.title.alternativeAdolescence and anxiety: interfaces with Educationeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Sant Ana, Izabella Mendes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7860235863062183por
dc.description.resumoA adolescência é uma fase caracterizada por inúmeras mudanças, abrangendo aspectos corporais, culturais e psicossociais que podem se relacionar com situações de adoecimento mental, em especial, sintomas relacionados à ansiedade. Este trabalho tem como objetivo abordar a relação entre adolescência, ansiedade e Educação, considerando dimensões relativas ao desenvolvimento e à vida escolar de adolescentes (especificamente estudantes do Ensino Médio), tendo em vista focalizar pressupostos teóricos voltados a esses temas e suas possíveis conexões. Para tanto, foi realizada uma revisão narrativa (ROTHER, 2007). São abordados os seguintes tópicos: conceito e contextualização histórica da adolescência; puberdade e aspectos psicossociais do desenvolvimento do adolescente; ansiedade e adolescência, aspectos históricos sobre a Educação e a escola; e acerca da vida escolar do adolescente. Discute-se a importância da realização de propostas de prevenção e conscientização sobre a ansiedade nas escolas, do acompanhamento e da oferta de suporte especializado necessário ao adolescente que apresenta dificuldades em lidar com as pressões e conflitos que podem surgir nesta fase e durante sua escolarização, buscando criar possibilidades de fortalecimento psicossocial desse sujeito e sua melhor integração na sociedade. Conclui-se que a adolescência é constituída historicamente nas relações sociais e econômicas e não se faz nas mudanças biológicas, sendo a vivência dos adolescentes marcada pelos vieses da sociedade capitalista e de comportamentos do homem na contemporaneidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8689050972573634por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Sopor


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