Show simple item record

dc.contributor.authorJúnior, Luiz Cláudio Chiavini Oliveira
dc.date.accessioned2023-03-27T17:23:28Z
dc.date.available2023-03-27T17:23:28Z
dc.date.issued2023-03-11
dc.identifier.citationJÚNIOR, Luiz Cláudio Chiavini Oliveira. O ensino das Leis de Kepler com a mediação por histórias em quadrinhos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17542.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17542
dc.description.abstractC. O. Junior, Luiz Cláudio. The Teaching of Kepler's Laws Mediated by Comics. 2023. Dissertation (Master in Physics Teaching) – Federal University of São Carlos, Sorocaba campus, Sorocaba, 2023. The motivation for this work was born out of the COVID-19 pandemic situation in 2020, where many students were unmotivated to attend remote classes. The idea arose to create attractive material with accessible language that could be used by students in a remote context. The Physics content addressed was chosen according to the content of the academic year, where we opted for the discussion of Kepler's three laws. The choice for the development of comics’ book came from the interest that usually exists in relation to this style of text. As a theoretical framework for teaching-learning, Lev Vigotsky's ideas were used, considering the concepts of mediator, which would be the comics, and zone of proximal development. The educational product consisted of 3 comics, each one addressing a Kepler's Law and an evaluative activity elaborated in the same language as the comics. The elaboration of this product was divided into several stages from the development of the material, following the necessary steps in the idealization and production of a comic book, passing through an application test with the research group, exposition of the content in the classroom using the digital tool Nearpod and finally the application of the evaluative activity. According to the students' reports, the use of comics has great potential to assist in their studies.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVigotskypor
dc.subjectKeplerpor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectHistórias em Quadrinhospor
dc.subjectMediationeng
dc.subjectPhysics Teachingeng
dc.subjectComicseng
dc.titleO ensino das Leis de Kepler com a mediação por histórias em quadrinhospor
dc.title.alternativeThe teaching of Kepler's Laws mediated by comics.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Adriana de Oliveira Delgado
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2707979913713089por
dc.description.resumoC. O. Júnior, Luiz Cláudio. O Ensino Das Leis De Kepler Com A Mediação Por Histórias Em Quadrinhos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, Sorocaba, 2023. A motivação desse trabalho nasceu da situação de pandemia do COVID-19, em 2020, onde muito alunos mostravam-se desmotivados acompanhar as aulas remotas. Surgiu a ideia de elaborar um material atraente e com uma linguagem acessível, que pudesse ser utilizado pelos estudantes no contexto remoto. O conteúdo de Física abordado, foi escolhido em razão da ordem programática do ano letivo, onde optamos pela discussão das três leis de Kepler. A escolha pelo desenvolvimento de histórias em quadrinhos (HQ) veio do interesse que normalmente existe em relação a este estilo de texto. Como referencial teórico de ensino aprendizagem, utilizou-se as ideias de Lev Vigotsky, considerando os conceitos de mediador, que seriam as HQs, e zona de desenvolvimento proximal. O produto educacional consistiu em 3 histórias em quadrinhos, cada uma abordando uma Lei de Kepler e uma atividade avaliativa elaborada na mesma linguagem das HQs. A elaboração desse produto foi dividida em diversas etapas desde o desenvolvimento do material, seguindo passos necessários na idealização e produção de uma HQ, passando por um teste da aplicação junto ao grupo de pesquisa, exposição do conteúdo em sala de aula com uso da ferramenta digital Nearpod e finalmente a aplicação da atividade avaliativa. De acordo com os relatos dos alunos, o uso das histórias em quadrinhos tem um grande potencial para auxiliar em seus estudos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1745286491575620por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil