dc.contributor.author | Júnior, Luiz Cláudio Chiavini Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-03-27T17:23:28Z | |
dc.date.available | 2023-03-27T17:23:28Z | |
dc.date.issued | 2023-03-11 | |
dc.identifier.citation | JÚNIOR, Luiz Cláudio Chiavini Oliveira. O ensino das Leis de Kepler com a mediação por histórias em quadrinhos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17542. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17542 | |
dc.description.abstract | C. O. Junior, Luiz Cláudio. The Teaching of Kepler's Laws Mediated by Comics. 2023.
Dissertation (Master in Physics Teaching) – Federal University of São Carlos, Sorocaba
campus, Sorocaba, 2023.
The motivation for this work was born out of the COVID-19 pandemic situation in 2020,
where many students were unmotivated to attend remote classes. The idea arose to create
attractive material with accessible language that could be used by students in a remote context.
The Physics content addressed was chosen according to the content of the academic year, where
we opted for the discussion of Kepler's three laws. The choice for the development of comics’
book came from the interest that usually exists in relation to this style of text. As a theoretical
framework for teaching-learning, Lev Vigotsky's ideas were used, considering the concepts of
mediator, which would be the comics, and zone of proximal development. The educational
product consisted of 3 comics, each one addressing a Kepler's Law and an evaluative activity
elaborated in the same language as the comics. The elaboration of this product was divided into
several stages from the development of the material, following the necessary steps in the
idealization and production of a comic book, passing through an application test with the
research group, exposition of the content in the classroom using the digital tool Nearpod and
finally the application of the evaluative activity. According to the students' reports, the use of
comics has great potential to assist in their studies. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Vigotsky | por |
dc.subject | Kepler | por |
dc.subject | Mediação | por |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject | Histórias em Quadrinhos | por |
dc.subject | Mediation | eng |
dc.subject | Physics Teaching | eng |
dc.subject | Comics | eng |
dc.title | O ensino das Leis de Kepler com a mediação por histórias em quadrinhos | por |
dc.title.alternative | The teaching of Kepler's Laws mediated by comics. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Adriana de Oliveira Delgado | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2707979913713089 | por |
dc.description.resumo | C. O. Júnior, Luiz Cláudio. O Ensino Das Leis De Kepler Com A Mediação Por Histórias Em
Quadrinhos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São
Carlos, campus Sorocaba, Sorocaba, 2023.
A motivação desse trabalho nasceu da situação de pandemia do COVID-19, em 2020,
onde muito alunos mostravam-se desmotivados acompanhar as aulas remotas. Surgiu a ideia de
elaborar um material atraente e com uma linguagem acessível, que pudesse ser utilizado pelos
estudantes no contexto remoto. O conteúdo de Física abordado, foi escolhido em razão da
ordem programática do ano letivo, onde optamos pela discussão das três leis de Kepler. A
escolha pelo desenvolvimento de histórias em quadrinhos (HQ) veio do interesse que
normalmente existe em relação a este estilo de texto. Como referencial teórico de ensino aprendizagem, utilizou-se as ideias de Lev Vigotsky, considerando os conceitos de mediador,
que seriam as HQs, e zona de desenvolvimento proximal. O produto educacional consistiu em
3 histórias em quadrinhos, cada uma abordando uma Lei de Kepler e uma atividade avaliativa
elaborada na mesma linguagem das HQs. A elaboração desse produto foi dividida em diversas
etapas desde o desenvolvimento do material, seguindo passos necessários na idealização e
produção de uma HQ, passando por um teste da aplicação junto ao grupo de pesquisa, exposição
do conteúdo em sala de aula com uso da ferramenta digital Nearpod e finalmente a aplicação
da atividade avaliativa. De acordo com os relatos dos alunos, o uso das histórias em quadrinhos
tem um grande potencial para auxiliar em seus estudos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1745286491575620 | por |