dc.contributor.author | Magueta, Cleiton Tadeu Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2023-03-27T17:27:22Z | |
dc.date.available | 2023-03-27T17:27:22Z | |
dc.date.issued | 2023-02-15 | |
dc.identifier.citation | MAGUETA, Cleiton Tadeu Rodrigues. Desenvolvendo potencialidades: a inclusão no Ensino de Ciências numa perspectiva Vygostskyana. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17543. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17543 | |
dc.description.abstract | In the inclusive perspective of education, the focus is not the student's disability, but the means, spaces, environments and resources to be adapted so that they become accessible to the specificities of each student. Within this inclusive educational process, we try our best to understand the child's capabilities and potentialities in regular classrooms, together with other classmates. Based on the theories of Russian psychologist Lev Vygotsky about social compensation, where he sought to understand the adverse situations that hinder the full development of the human being, looking at the limitations as an opportunity to develop other skills of the child, an Inclusive Activities Guide for Science Teaching was built. These activities guide the teacher's work, through experimental scripts that were applied in an inclusive approach in a 9th grade classroom in a public school in the countryside of São Paulo state. The scripts that made up the Guide provided the materials, means of implementation, estimated costs, in addition to providing QR codes, with access to supplementary materials, such as videos on trivia, tutorials and attachments related to the proposed activities. In order to favor the participation of all students in the teaching-learning process, these activities were planned so that their execution and monitoring was possible regardless of the existence of any deficiency or educational need of any student, providing active participation, in which the student could be the central protagonist of the experimentation process, literally putting his hands in the dough, and aiming to understand the scientific concepts addressed, which were directly related to the five senses. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Perspectiva inclusiva | por |
dc.subject | Guia de atividades | por |
dc.subject | Cinco sentidos | por |
dc.subject | Science teaching | eng |
dc.subject | Inclusive perspective | eng |
dc.subject | Activity guide | eng |
dc.subject | Five senses | eng |
dc.title | Desenvolvendo potencialidades: a inclusão no Ensino de Ciências numa perspectiva Vygostskyana | por |
dc.title.alternative | Developing potentialities: inclusion in Science Teaching from a Vygotskyan perspective | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Adriana de Oliveira Delgado | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2707979913713089 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Fernanda Keila Marinho da | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6390725197649567 | por |
dc.description.resumo | Na perspectiva inclusiva de educação, o foco não é a deficiência do aluno, e sim os meios, os espaços, os ambientes e os recursos a serem adequados para que se tornem acessíveis às especificidades de cada aluno. Dentro deste processo educacional inclusivo, busca-se ao máximo entender as capacidades e as potencialidades da criança nas salas de aula regulares, junto aos demais colegas. Tomando como base as teorias do psicólogo russo Lev Vygotsky sobre a compensação social, onde buscou entender as situações adversas que dificultam o desenvolvimento pleno do ser humano, olhando as limitações como uma oportunidade de desenvolvimento de outras habilidades da criança, foi construído um Guia de Atividades Inclusivas para o Ensino de Ciências. Estas atividades nortearam o trabalho do professor, através de roteiros experimentais que foram aplicados numa abordagem inclusiva dentro de uma sala de aula de 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Os roteiros que compuseram o Guia previam os materiais, meios de realização, custos estimados, além de disponibilizar QR codes, com acesso a materiais complementares, como vídeos sobre curiosidades, tutoriais e anexos relativos às atividades propostas. Para o favorecimento da participação de todos/as os/as alunos/as no processo de ensino-aprendizagem, tais atividades foram planejadas para que sua execução e acompanhamento fosse possível independentemente de existência de deficiência ou necessidade educacional de algum aluno, propiciando a participação ativa, em que o aluno pudesse ser o protagonista central do processo de experimentação, colocando literalmente a mão na massa, e objetivando a compreensão dos conceitos científicos abordados, que estavam diretamente relacionados aos cinco sentidos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7412382907208452 | por |