Show simple item record

dc.contributor.authorFaifer, Isabel Roncato
dc.date.accessioned2023-04-03T18:08:16Z
dc.date.available2023-04-03T18:08:16Z
dc.date.issued2023-02-07
dc.identifier.citationFAIFER, Isabel Roncato. Do racional ao irracional: um sequência didática para a construção do conjunto dos números reais no ensino básico. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17582.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17582
dc.description.abstractFaced with the current scenario of education, where the teaching of mathematics takes place, each day more, in a mechanical way and far from critical thinking, the present work approaches a proposal for the use of the history of mathematics as a teaching methodology for the introduction of the content of irrational numbers and construction of the set of real numbers, based on reflections and discussions about the notion of infinity, for a ninth grade elementary school class, with the aim of building a meaningful teaching and learning process for students.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHistória da Matemáticapor
dc.subjectNúmeros irracionaispor
dc.subjectNúmeros reaispor
dc.subjectInfinitopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHistory of mathematicseng
dc.subjectIrrational numberseng
dc.subjectReal numberseng
dc.subjectInfinityeng
dc.titleDo racional ao irracional: um sequência didática para a construção do conjunto dos números reais no ensino básicopor
dc.title.alternativeFrom rational to irrational: a didactic sequence for the construction of the set of real numbers in basic educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sampaio, João Carlos Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8286887389013685por
dc.description.resumoDiante do cenário atual da educação, onde o ensino de matemática se dá, cada dia mais, de modo mecânico e distante do pensamento crítico, o presente trabalho aborda uma proposta do uso da história da matemática como metodologia de ensino para a introdução do conteúdo de números irracionais e construção do conjunto dos números reais, a partir de reflexões e discussões acerca da noção de infinito, para uma turma do nono ano do ensino fundamental, com o intuito de construir um processo de ensino e aprendizagem significativo para os estudantes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/3003616563107346por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil