Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Júlio César Gomes
dc.date.accessioned2023-04-05T23:13:05Z
dc.date.available2023-04-05T23:13:05Z
dc.date.issued2023-02-28
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Júlio César Gomes. Introdução à Mecânica Quântica no Ensino Médio através de uma discussão sobre a constante de Planck. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17639.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17639
dc.description.abstractIn this work, we develop an educational product to introduce quantum mechanics in High School through a discussion about Planck's constant. As a learning framework we used David Ausubel's Meaningful Learning Theory (MLT). The product was applied in three meetings for two classes of the second year of high school integrated into the technical course. In the first meeting, a mapping questionnaire was applied in order to raise the students’ prior knowledge related to introductory concepts about Quantum Physics and Planck's constant. In the second meeting, we present a brief historical context about the discovery of Planck's constant and the emergence of Quantum Mechanics. At the end of this meeting, we applied the questionnaire from activity 1. In the third meeting, we carried out an activity to determine Planck's constant using a computational simulator and another using the Arduino platform to automate the collection of experimental data. At the end of this meeting, we applied the questionnaire from activity 2.Through the analysis of the mapping questionnaire, it was possible to identify that a large part of the students in both classes had never heard of Planck's constant and when comparing this questionnaire with the answers from the questionnaires from activities 1 and 2, we noticed a clear evolution in the knowledge acquired by students related to the topic covered in the educational product. Some of the purposes of this work were to contribute to the teaching of Quantum Physics in high schools, in order to make experimentation more accessible, to develop students’ scientific literacy, to combat pseudoscience, and to show students that science is in constant construction. It is hoped that this work can contribute to the area of physics teaching and collaborate for the development of scientific literacy of citizens, in order to promote training so that they can participate assertively in discussions in society involving scientific and technological issues related to Quantum Physics.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectConstante de Planckpor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectArduinopor
dc.subjectSimulação computacionalpor
dc.subjectTeaching Physicseng
dc.subjectPlanck constanteng
dc.subjectExperimentationeng
dc.subjectArduinoeng
dc.subjectComputer simulationeng
dc.titleIntrodução à Mecânica Quântica no Ensino Médio através de uma discussão sobre a constante de Planckpor
dc.title.alternativeIntroduction to Quantum Mechanics in High School through the discussion of Planck’s constanteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Soares, Antonio Augusto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8093480629202515por
dc.description.resumoNeste trabalho, desenvolvemos um produto educacional para se introduzir mecânica quântica no Ensino Médio através de uma discussão sobre a constante de Planck. Como referencial de aprendizagem utilizamos a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel. O produto foi aplicado em três encontros para duas turmas do segundo ano do Ensino Médio integrado ao curso técnico. No primeiro encontro, foi aplicado um questionário de mapeamento com a finalidade de levantar o conhecimento prévio dos alunos relacionado a conceitos introdutórios sobre a Física Quântica e a constante de Planck. No segundo encontro, apresentamos uma breve contextualização histórica sobre a descoberta da constante de Planck e o surgimento da Mecânica Quântica. Ao final deste encontro aplicamos o questionário da atividade 1. No terceiro encontro realizamos uma atividade para determinar a constante de Planck com a utilização de um simulador computacional e outra com o uso da plataforma Arduino para se automatizar a coleta dos dados experimentais. No final deste encontro aplicamos o questionário da atividade 2. Através da análise do questionário de mapeamento, foi possível identificar que grande parte dos discentes de ambas as turmas nunca ouviu falar sobre a constante de Planck e ao se comparar esse questionário com as respostas dos questionários das atividades 1 e 2, notamos uma nítida evolução no conhecimento adquirido pelos alunos relacionado ao tema abordado no produto educacional. Algumas das finalidades desse trabalho foram a de contribuir para o ensino de Física Quântica nas escolas de Ensino Médio, de modo a tornar mais acessível a experimentação, desenvolver o letramento científico dos estudantes, combater a pseudociência, e mostrar aos discentes que a ciência está em constante construção. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para a área de ensino de física e colaborar para o desenvolvimento da alfabetização científica dos cidadãos, de modo a promover a capacitação para que eles possam participar assertivamente de discussões na sociedade envolvendo questões científicas e tecnológicas relacionadas à Física Quântica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::FISICA CLASSICA E FISICA QUANTICA; MECANICA E CAMPOSpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/0276362829730225por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil