Show simple item record

dc.contributor.authorLima, Bárbara Felix de
dc.date.accessioned2023-04-10T15:27:51Z
dc.date.available2023-04-10T15:27:51Z
dc.date.issued2023-03-17
dc.identifier.citationLIMA, Bárbara Felix de. Ensino-Aprendizagem dos alunos surdos: o papel da formação docente de Ciências Biológicas no processo de inclusão.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17664.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17664
dc.description.abstractHerein we highlight the role of the initial training of Biological Sciences teachers in the teaching-learning process of deaf students, and proposes to analyze the social and historical context in that the education of these students was built, as well as explore, at national level, the idealization and practices involved in special education and inclusive education. Over this course, teacher training and science teaching were also investigated. For this purpose, the methodology used was bibliographic research in three digital libraries, namely: the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), the Scientific Electronic Library Online (SciELO), and the Portal of Periodicals of CAPES. From this survey, SciELO was the only bank of scientific productions that did not present a return, totaling 23 analyzed works, including theses, dissertations, and articles. Through the study, it can be inferred that the current academic training of teachers of biology graduates is not enough to face the challenges involved in science teaching for the deaf in basic education. Making it necessary to employ efficient legislation and invest in technical and pedagogical improvements, as well as to promote the funding of research in the area and the dissemination of materials produced in the academic environment. It is evident the indispensability of effective deaf individuals and their communities as protagonists of their schooling from the perspective of inclusion.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectFormação Inicialpor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDeafnesseng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectInitial Trainingeng
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleEnsino-Aprendizagem dos alunos surdos: o papel da formação docente de Ciências Biológicas no processo de inclusão.por
dc.title.alternativeTeaching-Learning of deaf students: the role of Biological Sciences teacher training in the inclusion processeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Rocha, Daniele Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948893650052847por
dc.description.resumoO presente trabalho buscando evidenciar o papel da formação inicial do docente de Ciências Biológicas no processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo, propõe analisar o contexto social e histórico no qual a educação destes foi construída, assim como explorar, em âmbito nacional, a idealização e práticas envolvidas na educação especial e na educação inclusiva. Durante esse percurso, a formação docente e o ensino de ciências também foram investigados. Para isso, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica em três bibliotecas digitais, sendo elas: a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Portal de Periódicos da CAPES. Desse levantamento, a SciELO foi o único banco de produções científicas a não apresentar retorno, totalizando 23 trabalhos analisados, entre teses, dissertações e artigos. Através do estudo, pode-se inferir que a atual formação acadêmica dos docentes licenciados de biologia, não é suficiente para enfrentar os desafios implicados no ensino de ciências para surdos na educação básica. Tornando necessário empregar legislações eficientes e investir em melhorias técnicas e pedagógicas, assim como promover o financiamento de pesquisas na área e a divulgação dos materiais produzidos no ambiente acadêmico. Evidencia-se a indispensabilidade de efetivar o sujeito surdo e sua comunidade como protagonistas da sua escolarização na perspectiva da inclusão.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4532342055224386por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil