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dc.contributor.authorOliveira, Raissa Marin de
dc.date.accessioned2023-04-13T13:21:20Z
dc.date.available2023-04-13T13:21:20Z
dc.date.issued2022-09-01
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Raissa Marin de. Construção de uma revista de divulgação científica para o ensino fundamental ii como estratégia de sensibilização ambiental para a conservação de anfíbios. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17720.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17720
dc.description.abstractThe Amphibia class is represented by the orders Gymnophiona, Caudata and Anura. In 2021, in Brazil, 1,188 species of amphibians were recognized. The group is quite diverse and presents several morphological and ecological contrasts. However, they represent the most endangered class among vertebrate animals, mainly due to human activities. The dissemination of popular beliefs and some tales and songs that promote the stigmatization of amphibians, generates damage to their conservation, as society does not realize the relevance of these animals to the environment. This work focuses on the process of creating a science magazine for elementary school students II, as well as the production of a board game for environmental awareness. The goalspecific of these materials is to present scientific information about general aspects of amphibians, ecological importance and the factors that are causing the decline of the class. The reading of science communication texts provides access to scientific knowledge in a simple way, the perception of science in everyday life and scientific literacy, as well as stimulates curiosity. Games, being a playful activity, are closely related to awareness processes, as they can also collaborate in the construction of knowledge. Through games, students develop different skills, such as: imagination, quick thinking, respect for rules and socialization. Thus, when associated with education, games help in social, affective, moral and cognitive development, generating several gains in the teaching and learning process.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectJogo de Tabuleiropor
dc.subjectAnfíbiopor
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectBoard Gameeng
dc.subjectAmphibianeng
dc.titleConstrução de uma revista de divulgação científica para o ensino fundamental ii como estratégia de sensibilização ambiental para a conservação de anfíbiospor
dc.title.alternativeConstruction of a magazine of scientific dissemination for elementary education ii as a strategy for environmental awareness for amphibian conservationeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Fernandes, Hylio Lagana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315602045624096por
dc.description.resumoA classe Amphibia é representada pelas ordens Gymnophiona, Caudata e Anura. Em 2021, no Brasil, foram reconhecidas 1.188 espécies de anfíbios. O grupo é bastante diversificado e apresenta diversos contrastes morfológicos e ecológicos. No entanto, representam a classe mais ameaçada de extinção entre os animais vertebrados, principalmente, devido às atividades antrópicas. A disseminação de crenças populares e alguns contos e cantigas que promovem a estigmatização dos anfíbios, gera prejuízos à sua conservação, pois a sociedade não percebe a relevância destes animais ao meio ambiente. Este trabalho enfoca o processo de criação de uma revista de divulgação científica para alunos de ensino fundamental II, bem como a produção de um jogo de tabuleiro para a sensibilização ambiental. O objetivo específico destes materiais é apresentar informações científicas sobre aspectos gerais dos anfíbios, importância ecológica e os fatores que estão ocasionando o declínio da classe. A leitura de textos de divulgação científica, proporciona o acesso ao conhecimento científico de maneira simples, a percepção da ciência no cotidiano e o letramento científico, como também estimula a curiosidade. Os jogos, por serem uma atividade lúdica, estão bastante relacionados a processos de sensibilização, como também podem colaborar na construção de conhecimentos. Através dos jogos, os alunos desenvolvem diversas capacidades, tais como: a imaginação, raciocínio rápido, o respeito a regras e a socialização. Deste modo, quando associados à educação, jogos auxiliam no desenvolvimento social, afetivo, moral e cognitivo, gerando diversos ganhos ao processo de ensino e aprendizagem.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Sopor


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