Show simple item record

dc.contributor.authorAlmeida, Alice Sales Fabiano de
dc.date.accessioned2023-04-17T12:40:55Z
dc.date.available2023-04-17T12:40:55Z
dc.date.issued2023-03-20
dc.identifier.citationALMEIDA, Alice Sales Fabiano de. Impactos ambientais decorrentes do e-commerce B2C sob a ótica do consumidor. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de São Carlos, Lagoa do Sino, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17754.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17754
dc.description.abstractE-commerce is a transaction through the internet, it has grown in recent years, mainly due to the COVID-19 pandemic. Social isolation had made habits that transformed and influenced the changed on the market. The act of online consumption has several benefits such as agility, flexibility, a wide range of products, and varied prices. However, this transaction also causes environmental impacts, mainly because it is highly dependent on the transport and packaging sector, that is consequently contributing to air pollution, noise pollution, and waste generation. The consumers are fundamental in the process of searching for more sustainable e-commerce because through their demands, the companies will change their flows and attitudes. Therefore, it is very important to understand if the population is aware that this model also causes damage to the environment. In order to understand the mentioned point, the work sought to identify the perception of consumers about the environmental impacts that e-commerce can cause. In view of this, exploratory and descriptive research was carried out, using the quantitative nature, where an online form was applied. The questionnaire obtained 201 valid responses and it had as a target audience all people residing in Brazil who made online purchases in the last year. The results obtained showed that a part of the population understands and associates environmental impacts with electronic commerce, however, some demonstrate that they only notice positive points in this medium. In addition, they indicated that companies should be the most responsible if there are environmental problems due to online commerce. They also selected recycling, shopping in sustainable places, and environmental education as some of the main measures that can contribute to reducing the effects. It is worth mentioning that some companies already adopt strategies, such as the use of electric vehicles, drones, collection points, and sustainable packaging. For this reason, it is very important for online consumers to become more aware of the environment since they are key elements for more sustainable e-commerce.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectE-commercepor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectConsciência ambientalpor
dc.subjectConsumidores onlinepor
dc.subjectE-commercepor
dc.subjectSustainabilitypor
dc.subjectEnvironmental awarenesspor
dc.subjectOnline consumerspor
dc.titleImpactos ambientais decorrentes do e-commerce B2C sob a ótica do consumidorpor
dc.title.alternativeEnvironmental impacts arising from B2C e-commerce from consumer's perspectivepor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Neves, Anne Alessandra Cardoso
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5825341428803511por
dc.description.resumoO comércio eletrônico, transação que ocorre através da internet, cresceu nos últimos anos, principalmente devido à pandemia de COVID-19. O isolamento social fez com que os hábitos fossem transformados e influenciou na mudança do mercado. A forma de consumo online detém diversos benefícios como agilidade, flexibilidade, grande oferta de produtos e preços variados. Todavia, essa transação também ocasiona impactos ambientais, principalmente porque possui grande dependência do setor de transportes e de embalagens, consequentemente contribui com poluição do ar, poluição sonora e geração de resíduos. Os consumidores são fundamentais na busca por um e-commerce mais sustentável, pois através das suas exigências, as empresas alteram seus fluxos e atitudes. Por isso é muito importante compreender se a população possui consciência que esse modelo também traz prejuízos para o meio ambiente. A fim de se compreender o ponto mencionado, esse trabalho buscou identificar a percepção dos consumidores sobre os impactos ambientais que o e-commerce pode ocasionar. Diante disso, foi realizada uma pesquisa de cunho exploratório e descritivo, utilizando a natureza quantitativa, onde foi aplicado um formulário online. O questionário obteve 201 respostas válidas e teve como público-alvo todas as pessoas residentes do Brasil que realizaram compras online no último ano. Os resultados obtidos demonstraram que uma parcela da população compreende e associa impactos ambientais ao comércio eletrônico, no entanto algumas demonstram que só notam pontos positivos nesse meio. Além disso, indicaram que as empresas devem ser as maiores responsabilizadas caso haja problemas ambientais devido ao comércio online. Também selecionaram a reciclagem, compras em lugares sustentáveis e a educação ambiental como algumas das principais medidas que podem contribuir para a redução dos efeitos mencionados. Vale ressaltar que algumas companhias já adotam estratégias, como a utilização de veículos elétricos, drones, pontos de coleta e embalagens sustentáveis. Por isso, é muito importante uma maior consciência ambiental por parte dos consumidores online, uma vez que são peças-chaves para se ter um e-commerce mais sustentável.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::CONTROLE DA POLUICAOpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO BASICO::RESIDUOS SOLIDOS, DOMESTICOS E INDUSTRIAISpor
dc.publisher.addressCâmpus Lagoa do Sinopor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1853597818684887por
dc.publisher.courseEngenharia Ambiental - EAm-LSpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil