Show simple item record

dc.contributor.authorMartins, José Geovânio Buenos Aires
dc.date.accessioned2023-04-20T12:15:58Z
dc.date.available2023-04-20T12:15:58Z
dc.date.issued2023-02-24
dc.identifier.citationMARTINS, José Geovânio Buenos Aires. Além da diversidade: literatura infantojuvenil como horizonte de humanização. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos da Condição Humana) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17824.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17824
dc.description.abstractAs of Flor and Rosa: a love story between equals (2011), The Love does not choose sex (2010), The boy who played at being (2000) and Olívia has two daddies (2010), tried to be investigate the constructed didacticism by literary narratives, bringing to the discourse the process of humanization promoted through literature explained by Antonio Candido (2004), dealing mainly with the speeches of the characters, which implies, for example, discussing sexual orientation and gender identity , to recognize the interface between literature and society. In this way, it is possible to observe a series of stereotypes and didactic counterpoints of the corpus analyzed from the speeches of the characters, since there is a denunciation of violence against the LGBT population. This is a bibliographical review that takes into account gender studies and literary criticism, applying the interpretive method of Fabio Akcelrud Durão (2020). The interpretation starts from the speeches of the characters, taking into account their association with typical stereotypes of LGBT social discrimination, in an attempt to discuss the didacticism of literary works. Based on these elements, the dissertation shows how literary narratives, implicitly and explicitly, seek to present the LGBT theme in a positive way.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOrientação sexualpor
dc.subjectIdentidade de gêneropor
dc.subjectDidatismopor
dc.subjectHumanizaçãopor
dc.subjectLiteratura infantojuvenil brasileirapor
dc.subjectSexual orientationeng
dc.subjectGender identityeng
dc.subjectDidacticismeng
dc.subjectHumanizationeng
dc.subjectBrazilian children's juvenile literatureeng
dc.titleAlém da diversidade: literatura infantojuvenil como horizonte de humanizaçãopor
dc.title.alternativeBeyond of the diversity: literature infantjuvenile how horizon of humanizationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gatti, Márcio Antônio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0369563657842763por
dc.description.resumoA partir de Flor e Rosa: uma história de amor entre iguais (2011), O Amor não escolhe sexo (2010), O menino que brincava de ser (2000) e Olívia tem dois papais (2010), procurou ser investigado o didatismo construído pelas narrativas literárias, trazendo-se para o discurso o processo de humanização promovido por meio da literatura explicitado por Antonio Candido (2004), ocupando-se sobretudo das falas das personagens, o que implica, por exemplo, discutir orientação sexual e identidade de gênero, para reconhecer a interface literatura e sociedade. Dessa forma, é possível observar uma série de estereótipos e contrapontos didáticos do corpus analisado a partir das falas das personagens, uma vez que existe uma denúncia da violência contra a população LGBT. Trata-se de uma revisão bibliográfica que leva em consideração os estudos de gênero e a crítica literária, sendo aplicado o método interpretativo de Fabio Akcelrud Durão (2020). A interpretação parte das falas das personagens, levando em consideração sua associação com os estereótipos típicos da discriminação social LGBT, na tentativa de discutir o didatismo das obras literárias. Partindo desses elementos, a dissertação mostra como as narrativas literárias, de maneira implícita e explícita, buscam apresentar de maneira positiva o tema LGBT.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana - PPGECH-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.description.sponsorshipIdProcesso n. 88887.666898/2022-00por
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0140858987121365por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil