Mostrar el registro sencillo del ítem
Análise da inserção urbana de um assentamento precário localizado em área de manancial do sistema Billings/Guarapiranga: estudo de caso do Jardim Maria Rita
dc.contributor.author | Canibá, Weslley Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2023-04-26T14:13:14Z | |
dc.date.available | 2023-04-26T14:13:14Z | |
dc.date.issued | 2023-03-28 | |
dc.identifier.citation | CANIBÁ, Weslley Gonçalves. Análise da inserção urbana de um assentamento precário localizado em área de manancial do sistema Billings/Guarapiranga: estudo de caso do Jardim Maria Rita. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17876. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17876 | |
dc.description.abstract | The housing deficit is a social problem that affects many urban areas around the world, including those with water sources. In many cases, people who do not have access to adequate housing are forced to occupy informal areas near water sources, often without basic infrastructure services. Informal occupations can lead to a number of negative consequences for the environment, such as water and air pollution, deforestation and the degradation of natural ecosystems. In addition, a lack of adequate infrastructure can increase the risks of natural disasters such as floods and landslides. This study aims to analyze the quality of urban insertion of a precarious occupation established in a spring area on the banks of the Billings Dam in the city of São Paulo (SP). For the evaluation of the quality of urban insertion will be used the evaluation tool of urban insertion developed by the Institute of Transport & Development Policies in partnership with LabCidade (ITDP / LabCidade). The tool is composed of three criteria: "1 - Transport", "2 - Supply of equipment, trade and services" and "3 - Design and urban integration". Despite the conditions of access to public transport in the settlement, the research developed indicated for the criterion "1 – Transport" "acceptable" result, in criterion 2 was obtained "acceptable" result, although much of the supply of equipment, commerce and services are accessible only in neighboring neighborhoods. Regarding criterion 3, which deals with the relationship with the surroundings of the neighborhood, opening to public spaces, and design of the blocks, an "insufficient" result was obtained due to the morphology characteristics of the settlement. | eng |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Assentamentos precários | por |
dc.subject | Billings | por |
dc.subject | Mananciais | por |
dc.subject | Planejamento urbano | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Plano diretor estratégico | por |
dc.subject | Precarious settlements | eng |
dc.subject | Springs | eng |
dc.subject | Urban planning | eng |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.subject | Strategic master plan | eng |
dc.title | Análise da inserção urbana de um assentamento precário localizado em área de manancial do sistema Billings/Guarapiranga: estudo de caso do Jardim Maria Rita | por |
dc.title.alternative | Analysis of the urban insertion of a precarious settlement located in a source area of the Billings/Guarapiranga system: a case study of Jardim Maria Rita | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Sandra Regina Mota | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9973870842834947 | por |
dc.description.resumo | O déficit habitacional é um problema social que afeta muitas áreas urbanas em todo o mundo, incluindo aquelas que possuem mananciais. Em muitos casos, as pessoas que não têm acesso a moradias adequadas são forçadas a ocupar áreas informais próximas a mananciais, muitas vezes sem os serviços básicos de infraestrutura. As ocupações informais podem levar a uma série de consequências negativas para o meio ambiente, como a poluição das águas e do ar, o desmatamento e a degradação dos ecossistemas naturais. Além disso, a falta de infraestrutura adequada pode aumentar os riscos de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra. Esse trabalho tem como objetivo analisar a qualidade de inserção urbana de uma ocupação precária estabelecida em área de manancial às margens da Represa Billings no município de São Paulo (SP). Para a avaliação da qualidade de inserção urbana será utilizada a ferramenta de avaliação de inserção urbana desenvolvida pelo Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento em parceria com o LabCidade (ITDP/LabCidade). A ferramenta é composta por três critérios: “1 - Transporte”, “2 - Oferta de equipamentos, comércio e serviços” e “3 - Desenho e integração urbana”. Apesar das condições de acesso ao transporte público no assentamento, a pesquisa desenvolvida indicou para o critério “1 – Transporte” resultado “aceitável”, no critério 2 foi obtido resultado “aceitável”, embora grande parte da oferta de equipamentos, comércio e serviços serem acessíveis apenas em bairros vizinhos. Com relação ao critério 3 que trata da relação com entorno do bairro, abertura para espaços públicos, e desenho das quadras foi obtido resultado “insuficiente” por conta as características de morfologia do assentamento. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8014993624549750 | por |
dc.publisher.course | Engenharia Civil - ECiv | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0001-5147-6154 | por |